Governo do Paraná inaugura maior canal artificial para peixe do mundo

O governo do Paraná, inaugurou no sábado (21/12), em Foz do Iguaçu, o maior corredor artificial do mundo para migração de fauna aquática fluvial - o Canal da Piracema. A obra restabelece a ligação do reservatório da hidrelétrica de Itaipu com o Rio P

  
  

O governo do Paraná, inaugurou no sábado (21/12), em Foz do Iguaçu, o maior corredor artificial do mundo para migração de fauna aquática fluvial - o Canal da Piracema.

A obra restabelece a ligação do reservatório da hidrelétrica de Itaipu com o Rio Paraná. Lerner apontou a importância ambiental do canal, com destaque para a preservação da fauna aquática, e o reflexo da obra no incremento do turismo local.

"O canal é uma nova atração turística regional e até internacional, porque aqui será possível praticar esportes náuticos", afirmou.

O Canal da Piracema, um investimento de R$ 18 milhões, foi projetado principalmente para recuperar o processo anual de migração de peixes para reprodução na bacia hidrográfica do rio Paraná, interrompido com a construção da barragem de Itaipu, há 20 anos.

O canal tem 10 quilômetros de extensão.A obra é formada por canais artificiais, mais o leito revitalizado do Rio Bela Vista. Juntos, restabelecem a ligação entre o reservatório de Itaipu e o rio Paraná, abaixo da represa, permitindo aos peixes vencer um desnível de 127 metros. Das 180 espécies da bacia do rio, 45 precisam do canal para se reproduzir.

"Estamos diante do maior canal artificial do mundo de migração de peixes. O segundo está no Canadá, com 2.800 metros", disse o secretário do Meio Ambiente, José Antonio Andreguetto.

Segundo ele, além do aspecto ambiental da obra, o projeto vai permitir o estudo das espécies da fauna aquática local. Um laboratório de pesquisa e um observatório de peixes fazem parte do complexo do Canal da Piracema.

Fonte: Asscom Gov. do Paraná

  
  

Publicado por em