Guia Ecológico Rio de Janeiro traz informações sobre atividades ecoturísticas em 62 munícipios

Informações completas e atualizadas sobre 30 atividades ecoturísticas, como mergulho, surfe, rapel, trekking, pesca, passeios a cavalo e de barco, encontradas em 62 municípios, estão reunidas no guia Turismo Ecológico Rio de Janeiro, que o Sebrae/RJ (Serv

  
  

Informações completas e atualizadas sobre 30 atividades ecoturísticas, como mergulho, surfe, rapel, trekking, pesca, passeios a cavalo e de barco, encontradas em 62 municípios, estão reunidas no guia "Turismo Ecológico Rio de Janeiro", que o Sebrae/RJ (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro) lançará na XI Bienal Internacional do Livro, que acontece de 15 a 25 de maio, no Riocentro.

A publicação, inédita, traz informações sobre aventuras em terra, água e ar, com opções de diversão junto à natureza, como rios, praias, lagoas, montanhas, mirantes e parques ambientais nacionais e estaduais.

Editado pela Empresa das Artes, em parceria com o Sebrae/RJ e com o apoio da TurisRio (Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro), o guia revela o potencial turístico natural do Estado do Rio e integra a série de ações promovidas pelo Sebrae/RJ, com o objetivo de estimular a atividade do turismo e gerar emprego e renda.

"Nossa proposta é promover a interiorização do estado e ajudar no desenvolvimento dos pequenos negócios na cadeia produtiva do turismo e do meio ambiente, como oportunidade para estimular o crescimento das atividades produtivas, além de preservar nossa terra, nossas águas e florestas", afirma a diretora do Sebrae/RJ, Celina Vargas do Amaral Peixoto.

Conteúdo :

Com 286 páginas, ilustradas por imagens captadas por renomados fotógrafos brasileiros, o guia revela as atrações turísticas naturais de todas as regiões do Estado do Rio: Agulhas Negras, Costa Verde, Vale do Ciclo do Café, Metropolitana, Serrana, Costa do Sol, Costa Doce e Noroeste Fluminense.

As regiões são apresentadas com mapas e indicações das atividades disponíveis ao viajante em cada localidade, além de um perfil ambiental, histórico e cultural. O guia identifica e lista os principais roteiros, trilhas, operadoras, hotéis, pousadas, restaurantes e serviços variados.

Um texto histórico sobre o Rio de Janeiro abre o guia, relatando as datas e os fatos significativos desde a colonização do estado, seguido por trechos sobre música, folclore, culinária e outras manifestações culturais.

O leitor também encontra dicas e recomendações úteis, relacionadas ao preparo físico, à segurança, ao cuidado com a natureza e à contratação de serviços. No final do guia, estão informações das 62 cidades abordadas, tais como calendário de eventos, hotéis e restaurantes, bancos, hospitais, agências de turismo e aeroportos, para auxiliar o ecoturista na hora de programar a viagem.

Serviço :

O guia será lançado no dia 23 de maio, às 18 horas, no estande do Sebrae na Bienal, localizado no pavilhão 3 (azul), rua N, nº 290, no Riocentro.

A partir do lançamento, a publicação, com tiragem de 20 mil exemplares, estará disponível para comercialização no evento e também nas principais bancas e livrarias do país. O valor (R$ 29,00) inclui um mapa completo do Estado do Rio, encartado na publicação.

Fonte: AssCom Sebrae/RJ

  
  

Publicado por em