Harmonia entre turismo e conservação ambiental do Núcleo Picinguaba conquista os turistas

Praias refletem a diversidade da unidade de conservação, com cenários entre comunidades tradicionais e paraísos selvagens

  
  
Barcos e canoas de pesca colorem a paisagem e as fazendas marinhas cultivam frutos do mar /Divulgação

O Núcleo Picinguaba, do Parque Estadual da Serra do Mar (PESM), em Ubatuba

, é um dos únicos trechos do amplo corredor de preservação ambiental que atinge a cota 0, ou seja, chega ao nível do mar.

A unidade de conservação administrada pela Fundação Florestal conta com cinco praias na região norte do município: Brava da Almada, Vila de Picinguaba, Fazenda, Cambury e Brava do Cambury.

A visitação a estas praias é permitida, porém, é preciso tomar alguns cuidados para manter o ambiente preservado, sem prejudicar as espécies da fauna e da flora que nele habitam.

Para as praias que só possuem acesso por trilha, a dica é entrar em contato com o parque e solicitar a presença de um monitor ambiental.

Na Praia da Fazenda está situado o Centro de Visitantes, que oferece estacionamento, duchas e sanitários aos visitantes. Tem mar calmo e areia compacta, ideal para todos os públicos, desde surfistas iniciantes até famílias com crianças.

Esta praia incorpora uma série de ecossistemas associados à Mata Atlântica, como mar, praia, rio, mangue, restinga, mata e montanha. De lá, saem diversos passeios ecoturísticos, que podem ser escolhidos e agendados no momento da visita.

A Vila de Picinguaba, também conhecida como Vila dos Pescadores, é uma pequena praia habitada por uma comunidade tradicionalmente caiçara.

Barcos e canoas de pesca colorem a paisagem, fazendas marinhas cultivam frutos do mar, como mariscos e vieiras, enquanto o visitante tem a possibilidade de saborear essas iguarias recém-retiradas da água.

Orla pequena, de areias avermelhadas, mar calmo e azul-esverdeado compõem este cenário que propicia o descanso e o contato com a natureza.

Ideal para a prática do surf, a Praia Brava da Almada tem acesso somente por trilha, em meio a árvores centenárias e Mata Atlântica preservada. Saindo da Praia da Fazenda, esse passeio tem percurso de 4,2km, passa por paisagens que incluem o costão rochoso, com parada na Praia das Conchas, seguindo por trechos de Mata de Encosta até chegar à Praia Brava da Almada.

Esta trilha faz parte do Passaporte Trilhas de São Paulo e recebe destaque pela beleza da paisagem, tanto da trilha como da praia.

A Praia do Cambury é a última do município e faz divisa com o Estado do Rio de Janeiro. Abriga uma comunidade tradicional caiçara e remanescentes de quilombo.

O Núcleo Picinguaba do PESM oferece um interessante roteiro nesta região, incluindo, além da praia, cachoeiras, roda de conversa com moradores mais antigos e a possibilidade de um almoço tradicional na comunidade.

Este passeio apresenta tem duração aproximada de 6 horas e os pontos de visitação deste roteiro podem ser adquiridos separadamente.

Deserta e paradisíaca, a Praia Brava do Cambury tem seu acesso feito por trilha. A duração do passeio, com 2,6 km de extensão, é de 4 horas, entre ida e volta.

A trilha que sai da Praia da Fazenda percorre trechos de mata de encosta, passa pela Praia da Grosa, até chegar a Praia Brava do Cambury.

Com fortes ondulações e beleza paisagística incrível, é considerado um reduto de surfistas que se aventuram em busca de boas ondas e tranquilidade.

Turismo sustentável

Nas praias do parque, não é permitido pescar com qualquer tipo de petrecho, caçar ou retirar exemplares de qualquer espécie de plantas, mesmo que aparentemente mortas.

Também não é permitido chegar com o carro até a areia da praia, coletar conchas, levar animais domésticos, acampar, fazer fogueiras ou churrasco, colocar som alto, nem tocar, alimentar ou estressar animais silvestres. Todo o lixo gerado no passeio deve ser levado de volta e depositado em locais adequados.

Segundo o gestor do Núcleo Picinguaba do PESM, Danilo Silva, esses cuidados visam manter o ambiente equilibrado. “As praias estão abertas à visitação e ao lazer, mas também têm esse viés de conservação. O ambiente costeiro é frágil, com grande complexidade biológica.

Por estarem em uma unidade de conservação, essas praias se tornam refúgios naturais para animais marinhos e terrestres. Orientamos e pedimos a colaboração dos turistas para que este ambiente permaneça livre de vestígios e intervenções humanas. Desta forma, incentivamos o turismo sustentável e o convívio saudável entre o homem e a natureza”.

Dicas para um passeio agradável

Para aproveitar o passeio com conforto e segurança, é preciso levar alguns itens básicos, como: protetor solar, repelente, roupas de banho, óculos de sol e boné ou chapeu. Tênis e calça são obrigatórios nas trilhas. Recomenda-se levar lanche e água, pois nem todas as praias contam com infra-estrutura de alimentação.

Serviço

O Centro de Visitantes do Núcleo Picinguaba do PESM fica na Praia da Fazenda, região Norte do Município. O endereço é Rodovia BR - 101, km 08. As trilhas necessitam de agendamento prévio.

Visite: www.revistaecotour.com.br
Fonte: Fundação Florestal

  
  

Publicado por em