IH mantém em suas iniciativas parceria com cerca de 200 entidades e organizações

O Instituto de Hospitalidade trabalha estratégicamente criando e implementando projetos para o desenvolvimento e a qualificação de pessoas, empreendimentos e destinos. Entre os exemplos de pioneirismo e liderança, destacam-se a criação de normas técnicas

  
  

O Instituto de Hospitalidade trabalha estratégicamente criando e implementando projetos para o desenvolvimento e a qualificação de pessoas, empreendimentos e destinos. Entre os exemplos de pioneirismo e liderança, destacam-se a criação de normas técnicas para avaliação e certificação de pessoas e empresas no setor de turismo, que constituem referências e padrões de qualidade para o mercado e contribuem para o desenvolvimento do setor.

O Instituto é pioneiro no Brasil na certificação de pessoas para garantir a manipulação segura de alimentos, uma das principais prioridades do setor. Cerca de 27 mil profissionais já foram avaliados e 1900 empresas já participaram dos processos de avaliação desenvolvidos pelo IH.

Ainda na área de Certificação, o Instituto apóia os empreendimentos na melhoria de suas práticas nos campos social, cultural, ambiental e econômico, com a certificação em turismo sustentável. Já o Projeto de Certificação em Turismo de Aventura identifica os aspectos críticos da operação responsável e segura, subsidiando o desenvolvimento de um conjunto de normas técnicas para diversas atividades.

Entre outras iniciativas na área de educação, o IH mantém o Projeto Turismo e Responsabilidade Social (PTRS), que capacita jovens de 16 a 21 anos, de famílias de baixa renda, e viabiliza sua integração no mercado de trabalho. Para tanto, o projeto tem parceria com empresas do trade do turismo, que aceitam os jovens como aprendizes.

A taxa de contratação pós estágio é superior a 60%. Com o êxito do projeto piloto em Salvador (BA), que capacitou mais de 200 jovens desde 2004, o PTRS será expandido para outras 10 cidades. A expectativa é de capacitar 15 mil jovens até o final de 2007.

O Movimento Brasil de Turismo e Cultura (MBTC) estimula o desenvolvimento local sustentável por meio do turismo e da valorização da diversidade das manifestações culturais brasileiras, entre elas a música, arquitetura, teatro, dança, artes visuais, culinária e artesanato.

Projeto genuinamente brasileiro, o Movimento Brasil foi lançado em 2003 e hoje atua em 11 localidades: Diamantina (MG), Penedo (AL), Aracati (CE), Cidade de Goiás (GO), Santa Teresa (RS), Bonito (MS), Centro Histórico de Salvador (BA), Olinda (PE), São Luís (MA), Paraty (RJ) e entorno de Brasília (DF).

Até o final de 2006, outras 13 localidades receberão o projeto, totalizando 24 destinos turísticos contemplados, representativos da diversidade territorial e cultural do País.

Em 2003, o trabalho do Instituto da Hospitalidade ganhou dimensão global, com a criação do Fórum Mundial de Turismo para Paz e Desenvolvimento Sustentável, identificado mundialmente pela marca Destinations.

O primeiro Encontro Anual do Fórum foi realizado em 2004 em Salvador; o Rio de Janeiro foi palco, neste ano, do Destinations2005 e, no próximo ano, Porto Alegre receberá o último encontro a ser realizado no Brasil. Em 2007 o Destinations terá um outro país-sede.

Colecionador de resultados positivos, o IH mantém em suas iniciativas parceria com cerca de 200 entidades e organizações, entre ONGs, associações locais, sindicatos de trabalhadores, empresas, governos estaduais e municipais, além dos Ministérios do Turismo, da Cultura, Trabalho e Meio Ambiente, do Sebrae, BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento, FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos, APEX – Agência Brasileira de Promoção da Exportação, Counterpart International, Conservation International, USAID - Agência Norte-Americana para o Desenvolvimento Internacional, CBTS - Conselho Brasileiro de Turismo Sustentável, dentre outras.

Fonte : ABIH Nacional

  
  

Publicado por em