Já pensou em conhecer uma das milhares de cavernas pelo Brasil?

O roteiro parece tirado de um livro de aventura, mas é uma modalidade turística que atrai cada vez mais adeptos no país: o turismo em cavernas. Só no Brasil existem mais de 5.600 cavernas...

  
  
A Caverna do Diabo é uma das mais belas do mundo, abertas, para visitação

O roteiro parece tirado de um livro de aventura, mas é uma modalidade turística que atrai cada vez mais adeptos no país: o turismo em cavernas. Existem no Brasil 5.660 cavernas catalogadas, a maioria dedicada ao estudo científico, mas, existem dezenas que estão abertas ao espeleoturismo e provocam um verdadeiro misto de fascínio, mistério e aventura.

A Gruta da Tapagem, mais conhecida como “Caverna do Diabo”, no Vale do Ribeira, em São Paulo, é uma delas. A caverna é uma das mais belas do mundo para visitação. O nome pode até causar surpresa, mas o local impressiona por suas formações rochosas cheias de ricos detalhes e pelas dimensões de seus salões internos.

Os índios que habitavam a região consideravam o local sagrado e as formações rochosas, pessoas e animais petrificados. Os caboclos acreditavam que a gruta era a morada do demônio e porta de entrada para o inferno. A caverna possui mais de seis mil metros de galerias mapeadas, sendo 700 metros liberados para o turista curtir sua beleza exótica.

Como na maioria das cavernas, o trecho aberto ao público oferece muitas comodidades: iluminação artificial, escadas, passarelas e pontes que proporcionam uma experiência emocionante no mundo subterrâneo, em meio aos espeleotemas e salões internos que a natureza esculpiu em milhões de anos. A visita é monitorada e o ingresso tem preço popular.

O Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, também em São Paulo, é outra ótima opção. O parque possui a maior reserva de mata atlântica do país e mais de 300 cavernas, a maioria restrita ao estudo científico e 12 para visitação. O turista pode conferir salões gigantescos, cachoeiras e abismos de até 240 metros de profundidade, perfeitos para escalada e mergulho.

A Caverna de Santana é um dos destaques: possui sete quilômetros de extensão e é considerada por muitos a mais bonita do conjunto, muito apreciada para fotografias e educação ambiental. Outro local que merece a visita é a Caverna do Lambari de Baixo, que além de ter uma entrada gigantesca, possui um rio de águas refrescantes: um convite para um mergulho inesquecível!

A Gruta de Botuverá, a 30 quilômetros de Brusque, em Santa Catarina, é outra ótima opção para quem curte espeleoturismo. A gruta tem 1.200 metros e grande variedade de formações rochosas: estalactites, estalagmites e outros formatos curiosos, como por exemplo, altares, velas e candelabros. O acesso é controlado, pois a natureza continua em processo contínuo de criação, gotejando lentamente um quadro exuberante e delicado, como há milhões de anos. Vale a pena conferir!

Na Caverna Pratinha o turista pode mergulhar e curtir espécies aquáticas

Na Bahia, no Parque Nacional da Chapada Diamantina, o turista encontra várias opções: a Caverna Pratinha, onde o turista pode mergulhar e curtir espécies aquáticas, e as grutas Lapa Doce e Torrinhas, com estalactites impressionantes. O destaque é o Poço Encantado, caverna que possui um lago de águas azuis que proporcionam um espetáculo de rara beleza!

A magia de sua cor é por causa da presença de minerais em suas águas, que iluminadas pela luz solar, produzem uma fotografia deslumbrante, revelando as profundezas do poço e tingindo a gruta de um azul, simplesmente, celestial. Devido à incidência do sol, a melhor época do ano para o turista curtir esse fenômeno é no inverno, principalmente, nos meses de junho e julho.

O Parque Estadual da Terra Ronca, em Goiás, é outro destino imperdível para quem quer conhecer o mundo das cavernas. Aliás, a caverna que nomeia o parque foi assim chamada, devido ao barulho das águas em seus salões gigantescos. O cenário é típico de um filme de aventura: salões cheios de espeleotemas, lagos subterrâneos, nascentes e rios que correm dentro e fora das grutas, tornando a viagem ainda mais divertida e emocionante!

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em

EDNA MARIA DA SILVA

EDNA MARIA DA SILVA

06/10/2012 22:39:59
Acho lindos as cavernas!

Benedita

Benedita

30/09/2012 21:15:17
Lindo!