João Pessoa comemora 1 milhão de turistas em 2005

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) comemora o índice de quase um milhão de turistas que passaram pela cidade neste ano de 2005. A estatística destaca o trabalho desenvolvido pela administração da Capital que, desde o início do ano, vem represent

  
  

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) comemora o índice de quase um milhão de turistas que passaram pela cidade neste ano de 2005. A estatística destaca o trabalho desenvolvido pela administração da Capital que, desde o início do ano, vem representando a cidade em feiras por todo o País, realizando campanhas e investindo na qualificação da mão-de-obra.

A atividade turística tem crescido bastante em João Pessoa, o que possibilita a criação de empregos, movimentando o comércio local. A exemplo dos hotéis que já registram uma ocupação de 85%, que, comparado ao ano de 2004, cresceu 10%. Fazendo uma comparação com 2003, a estatística de 2005 aumenta ainda mais, passando a ser de 20%.

A expectativa da Associação Brasileira da Indústria dos Hotéis (ABIH) é de que este número aumente com a chegada do réveillon e do mês de janeiro. Muitos hotéis já não disponibilizam mais vagas para turistas.

Segundo o secretário municipal do Turismo de João Pessoa, Romeu Lemos, os números são o resultado de uma política de divulgação adotada pela Secretaria do Turismo (Setur), que passou a ser exclusivamente um órgão de divulgação com a reforma administrativa implementada pelo Ricardo Coutinho (PSB).

Desde a reforma, a Setur tem sido de fundamental importância na participação em feiras de turismo, como a das Américas, o Salão do Turismo e workshops no interior de São Paulo e Nordeste.

Nesses eventos, participaram as principais operadoras de turismo e agência de viagens do País. `Além disso, o prefeito Ricardo Coutinho tem negociado diretamente com o Ministério do Turismo e Embratur a liberação de verbas para desenvolvimento da atividade turística de João Pessoa. Tanto que João Pessoa já foi incluída pelo órgão nos destinos a serem apresentados fora do país`, ressalta Romeu Lemos.

Outro trabalho que vem surtindo efeito positivo é a realização de famtours com jornalistas especializados. Segundo a diretora de Marketing da Setur, Ruth Avelino, desde janeiro a secretaria trouxe 17 veículos de grande circulação que visitaram a cidade para fazer matérias.

`São jornais como O Globo, lidos por mais de dois milhões de pessoas, em que conseguimos dez páginas, com belas fotos e matérias contemplando não só a Capital, como o interior. Isso sem custos para o Governo Municipal`, comenta a diretora. Mas ela também destaca o trabalho da assessoria de comunicação da Prefeitura.

`Foram publicadas várias matérias que nós enviamos a jornais de outros estados, sempre divulgando as potencialidades da Capital e os principais eventos realizados aqui`, completa.

Cursos e treinamentos :

E se os turistas chegam, têm que ser bem recebidos. Para isso, muitos cursos e treinamentos estão sendo subsidiados pela Setur para a melhoria da qualidade dos serviços prestados. De acordo com o secretário Romeu Lemos, já foram executados dois projetos na área: `Qualidade na Mesa`, para manipulação de alimentos; e `Atendimento aos Turistas`, destinado a garçons e donos de bares.

Outros dois projetos aguardam liberação de verbas pelo Ministério do Turismo. A qualidade dos serviços prestados é de ampla importância no ramo do turismo. Trata-se do `Selo de Qualidade`, que vai garantir às pessoas que visitam a Capital atendimento especializado. Isso será possível com a execução do projeto que visa disponibilizar ao turista e ao próprio pessoense os melhores produtos e serviços disponíveis na cidade.

Fonte: AssCom Prefeitura de João Pessoa

  
  

Publicado por em