Jornada reúne agências de turismo integrado do Nordeste

Gerar conhecimento e negócios é o objetivo da 1ª Jornada de Negócios do Roteiro Integrado Jericoacoara/ Delta/ Lençóis, também chamado como roteiro Cepima, pois reúne destinos turísticos do Ceará, Piauí e Maranhão. A ação, iniciada na manhã da quarta-

  
  

Gerar conhecimento e negócios é o objetivo da 1ª Jornada de Negócios do Roteiro Integrado Jericoacoara/ Delta/ Lençóis, também chamado como roteiro Cepima, pois reúne destinos turísticos do Ceará, Piauí e Maranhão.

A ação, iniciada na manhã da quarta-feira (3/5) no município de Barreirinhas (MA), conta com a participação de 43 compradores, que são representantes de agências de turismo dos três estados.

Até domingo (7/5), eles vão percorrer o trajeto e municípios integrantes do roteiro em jipes 4x4 e barcos. A programação da jornada inclui visitas aos atrativos e encontros de negócios com os fornecedores locais, entre donos de restaurantes, hotéis, pousadas, artesãos, entre outros.

Ao todo, 98 empresários de pequeno porte e artesãos do Ceará, Piauí e Maranhão participarão da jornada de negócios. Sebrae, Ministério do Turismo, prefeituras municipais e órgãos estaduais de turismo são parceiros da iniciativa e desse roteiro integrado.

`Essa ação vai proporcionar a integração entre as agências de turismo, operadores de receptivo na região e empresários dos segmentos de alimentação, hospedagem, apresentações culturais, comércio de artesanato, transporte e serviço de guia`, explica Germana Barros Magalhães, coordenadora da carteira de projetos de turismo do Sebrae Nacional.

A 1ª Jornada de Negócios do Roteiro Integrado Jericoacoara/ Delta/ Lençóis objetiva o fortalecimento da comercialização dos destinos turísticos e do próprio roteiro, segundo ela.

As 43 agências de turismo de Fortaleza (CE), Teresina (PI), São Luis (MA) e dos municípios integrantes do roteiro que estão participando da jornada de negócios, vão visitar e negociar diretamente com os 98 empresários de restaurantes, hotéis, pousadas, lojas de artesanato, meios de transporte e guias de várias localidades. O deslocamento está sendo feito em jipes 4x4 e barcos. Serão cinco dias de passeios, reuniões e negócios, acrescenta Germana.

Na quarta-feira, primeiro dia da jornada, os 43 compradores partiram da capital maranhense rumo ao município de Barreirinhas (MA). Na parte da tarde, eles participaram da oficina de turismo sustentável. Dois empresários integrantes do projeto `Excelência em Turismo - Aprendendo com as Melhores Práticas Internacionais` foram palestrantes e repassaram conhecimentos adquiridos nas viagens técnicas ao Peru e Costa Rica, realizadas no ano passado.

Ecoturismo, gestão de parques nacionais e turismo cultural foram os temas dessas viagens. Doze empresários de pequenas operadoras de turismo e receptivo participaram do projeto. Ao retornar ao Brasil, eles assumiram o compromisso de multiplicar o aprendizado acumulado ao conhecer as práticas em nível de excelência mundial em seis países.

Na manhã de hoje, quinta-feira (4/5), os 43 representantes das agências de turismo dos três estados participaram do encontro de negócios com os fornecedores dos municípios maranhenses de Barreirinhas, Tutóia, Paulino Neves e Araióses. À tarde, eles visitarão os empreendimentos e, à noite, fazem reunião entre eles.

Na parte da manhã de sexta-feira (5/5), os compradores vão se deslocar para Parnaíba. De tarde, eles se encontram com fornecedores dos municípios piauienses de Parnaíba, Luis Correia, Ilha Grande e Cajueiro da Praia. Visitas a alguns hotéis, pousadas, restaurantes, entre outros, estão previstas na programação.

No sábado (6/6) pela manhã, os integrantes da 1ª Jornada de Negócios do Roteiro Integrado Jericoacoara/ Delta/ Lençóis partem em direção ao litoral cearense. À tarde, eles vão participar do encontro de negócios com fornecedores de Jericoacoara, Camocim, Barroquinha e Chaval.

No domingo (7/5), último dia da jornada, visitam empresas e empreendimentos de alimentação, hospedagem, transporte, apresentações culturais, artesanato e serviços de guia nesses municípios.

Fonte: Sebrae

Del Valle Editoria
Contato: vininha@vininha.com

  
  

Publicado por em

Lucinda de V. Frota Alves

Lucinda de V. Frota Alves

12/05/2009 16:17:41
Acho muito bom a descentralização turística no nosso país. Pois somos uma potência em turismo, só faltando maiores parcerias para que tudo isso venha acontecer de fato. Pois teremos grandes lucros sociais e mais sustentabilidade