Lavandário é a mais nova atração de Cunha, no Vale do Paraíba

No espaço, moradores e turistas podem apreciar a plantação e adquirir produtos com o aroma inconfundível da lavanda

  
  
Florida durante o ano todo, a lavanda torna a paisagem de Cunha ainda mais encantadora – um cenário semelhante ao da Provence, no sudeste da França / Divulgação

Localizada a uma altitude média de 900 a 1300 metros entre o Vale do Paraíba e o litoral, a cidade de Cunha tem estações do ano bem definidas, vento e solo árido – condições ideais para plantas agrestes.

E a partir desta combinação climática favorável foi possível inaugurar a mais nova atração local, batizada de “O Lavandário”.

Florida durante o ano todo, a lavanda torna a paisagem de Cunha

ainda mais encantadora – um cenário semelhante ao da Provence, no sudeste da França.

No novo espaço é realizado o cultivo, a destilação do óleo essencial e pesquisa da planta aromática – o que resulta no desenvolvimento de produtos cosméticos e gastronômicos, que beneficiam a saúde das pessoas e auxiliam nos cuidados com a casa.

Vale lembrar que nem todas as espécies de lavanda são usadas na culinária, mas o Lavandário trabalha com uma espécie orgânica e disponibiliza ingredientes como flores secas de lavanda para tempero, sal grosso, açúcar e azeite aromatizados com lavanda.

Além de apreciar a belíssima plantação e conferir algumas saborosas receitas preparadas com a planta, os visitantes podem também comprar produtos como fragrâncias de ambiente, sachês, sabonetes, vasinhos decorativos e até buquês e guirlandas.

Já o óleo essencial, também extraído no novo espaço, pode ser utilizado em aplicações terapêuticas e cosméticas como banhos, compressas e massagens.

“O Lavandário” funciona regularmente de sexta-feira a domingo, além de feriados, das 10h até o pôr do sol. Já no mês de janeiro, o espaço abrirá as portas todos os sete dias da semana.

Cunha está localizada no Alto Vale do Paraíba e fica distante 232 quilômetros de São Paulo.

De clima temperado e seco, no inverno as temperaturas podem chegar a valores negativos durante as madrugadas.

Estância climática desde 1948, Cunha também é uma cidade com ampla infraestrutura turística, com dezenas de pousadas e restaurantes para todos os gostos e bolsos.

Visite:www.revistaecotour.com.br

Fonte:Marina Vieira

  
  

Publicado por em