Maioria dos futuros profissionais quer trabalhar na gestão pública do turismo

A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) tem, desde o último dia 17, um novo grupo de 14 estagiários participando do programa de formação de profissionais. São estudantes de turismo de vários Estados brasileiros, selecionados pelas próprias faculdades

  
  

A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) tem, desde o último dia 17, um novo grupo de 14 estagiários participando do programa de formação de profissionais. São estudantes de turismo de vários Estados brasileiros, selecionados pelas próprias faculdades, que chegam para colaborar com a promoção dos destinos do Brasil no exterior.

Para os estudantes do curso de Turismo, a Embratur dispõe, desde 1995, de vagas de estágio supervisionado nos meses de janeiro, fevereiro, março e junho, julho, agosto de cada ano, em Brasília (DF). A primeira semana é de ambientação, com palestras explicativas dos diversos setores do Instituto e do Ministério do Turismo.

A maioria dos recém-chegados sonha com a possibilidade de contrato efetivo. Apesar de não haver nenhuma garantia, o quadro da Embratur tem alguns exemplos de profissionais que ingressaram como estagiários e hoje são funcionários.

No entanto, existem entre eles os que buscam
aprimoramento profissional para aplicar em sua região de origem. Este, por exemplo, é o caso de José Antônio Possati, que tem como projeto de vida a restauração e adaptação para o turismo do patrimônio histórico de sua cidade, Espírito Santo do Pinhal, interior de São Paulo.

`Quero buscar conhecimentos para voltar e desenvolver o projeto Reviver Pinhal, no qual já trabalhei`, conta.

A grande maioria, assim como José Antônio, quer trabalhar na gestão pública, mas prefere que seja fora de sua região de origem. Maira Egito já fez estágio na secretaria de turismo do município pernambucano de Paulista e quer partir para outros lugares.

`O poder público dá condições de você ampliar sua área de atuação. No governo estadual ou federal você pode ajudar mais pessoas`, explica.

O novo quadro de estagiários conta com estudantes de todas as partes do Brasil, de Estados como São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Sul, Paraná, Paraíba e Acre.

Para candidatar-se à vaga, é necessário que a universidade envie solicitação para a coordenação de Recursos Humanos da Embratur, informando nome e o semestre que o aluno está cursando. É importante ressaltar que o estudante deverá estar matriculado, no mínimo, no sétimo semestre, e ter cadastro junto ao CIEE (Centro de Integração Empresa Escola) de seu Estado.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Embratur

  
  

Publicado por em