Mais de 21 mil foram as Cataratas do Iguaçu no Carnaval

As Cataratas do Iguaçu, dentro do Parque Nacional do Iguaçu (PNI), receberam 21.456 visitantes nos quatro dias do feriado prolongado de Carnaval 2005. Os números, revelados pelo Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renovávei

  
  

As Cataratas do Iguaçu, dentro do Parque Nacional do Iguaçu (PNI), receberam 21.456 visitantes nos quatro dias do feriado prolongado de Carnaval 2005.

Os números, revelados pelo Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis),representam acréscimo de 3.858 (19% a mais) em relação ao mesmo período do ano passado.

A visitação nas Cataratas, principal termômetro do turismo de Foz do Iguaçu, na Tríplice Fronteira (Brasil, Paraguai e Argentina), refletiu na taxa de ocupação dos
hotéis.

Os cerca de 21 mil leitos disponíveis na cidade,segundo o Sindicato de Hotéis, foram alugados no período. Os estabelecimentos que promoveram festas e bailes de carnaval permaneceram com os cômodos lotados durante o feriadão.

De acordo a estatística do Ibama, o pico da visitação no Parque Nacional do Iguaçu ocorreu domingo, 6/2, com 7.533 ingressos no portão de entrada. No feriado de carnaval, terça, 8, o trecho onde estão as famosas
quedas recebeu 5.683 visitas.

Sábado, 5/2 e segunda, 7/2, completaram o desempenho com 3.952 e 4.288 ingressos, respectivamente.

Incremento :

Os números da visitação nas Cataratas, durante o feriado, revelam a tendência de aumento que vem registrando o turismo da cidade.

No mês de janeiro o Parque Nacional recebeu 144.922 visitantes, o segundo melhor mês da história da unidade, desde que o Ibama começou a medir os ingressos, em 1980. O mês com o maior desempenho na visitação ocorreu em julho de 1986, com 151 mil ingressos.

Em função do grande número de turistas em Foz do Iguaçu, a direção do PNI decidiu abrir a unidade para a visitação na segunda pela manhã. Esse dia é tradicionalmente reservado para limpeza e manutenção da unidade.

Para atender todo o contingente, a Cataratas do Iguaçu S.A. precisou montar uma operação de emergência com ônibus extras.

Ação conjunta :

Para o diretor do PNI, Jorge Pegoraro, a retomada do turismo de Foz do Iguaçu e região se deve a alguns fatores essenciais, como bom relacionamento com as comunidades do entorno, campanhas de divulgação e novos atrativos implantados dentro da unidade.

`Tudo forma um conjunto de ações que estão se mostrando altamente positivas e isso é muito bom para a cidade`, disse.

Entre os atrativos apontados por Pegoraro estão os passeios em meio à mata, de barco à jusante e avazante do rio Iguaçu, arvorismo, rapel e rafting. As novas opções de lazer exigem que o turista permaneça ao menos dois dias dentro do Parque Nacional, aumentando a permanência na região.

Do total de turistas que foram às Cataratas no feriadão de carnaval, cerca de 13 mil eram brasileiros. Os demais são estrangeiros. Os argentinos são maioria entre os visitantes de outras nacionalidades. O período registrou
ainda boas médias de visitantes chilenos e paraguaios.

Fonte: Agência Front

  
  

Publicado por em