Ministério do Turismo implementa Programa de Regionalização Roteiros do Brasil

O Ministério do Turismo, em parceria com a Confederação Nacional do Comércio (CNC) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), começou, no dia 27 de janeiro, o processo de implementação do Programa de Regionalização do Turismo Roteiros do Bras

  
  

O Ministério do Turismo, em parceria com a Confederação Nacional do Comércio (CNC) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), começou, no dia 27 de janeiro, o processo de implementação do Programa de
Regionalização do Turismo Roteiros do Brasil, que propõe o ordenamento da atividade turística direcionado para o desenvolvimento regionalizado.

O Programa, concebido de forma participativa e alinhado com as políticas da Organização Mundial do Turismo (OMT), propõe o ordenamento da atividade turística no Brasil, com ênfase no desenvolvimento regionalizado, tendo como base a noção de território que, na prática, o País já vem adotando.

“Vamos iniciar um processo de estruturação e diversificação da oferta turística brasileira, ordenando-a em roteiros, com o objetivo de aumentar a competitividade dos produtos turísticos em todas as Unidades Federadas”, explicou Tânia Brizolla, diretora do Departamento de Relações Institucionais da Secretaria de Políticas do Turismo do Ministério do Turismo.

Ela destacou, ainda, a importância do Fórum Estadual de Turismo, principal instrumento no processo de descentralização da atividade turística no País.

“A estratégia de planejamento e gestão do Programa se dá pelos fóruns estaduais de turismo, como instância de debate e proposição, onde Governo e sociedade definem os caminhos para o desenvolvimento do turismo”, enfatizou.

As primeiras ações do piloto do Programa foram realizadas nos estados de Mato Grosso do Sul (27 e 28 de janeiro). No Pará (5 e 6 de fevereiro), onde será aplicada uma matriz de avaliação, a fim de hierarquizar as Regiões Turísticas e definir prioridades de cada Estado, identificando, assim, a situação do turismo nas regiões. Com base nos resultados dessa experimentação será definido um método para aplicação em todo o País.

Fonte: Boletim HotelService

  
  

Publicado por em

Luendel Samayek da Silva Xavier

Luendel Samayek da Silva Xavier

25/11/2008 18:05:52
queria saber o que acham sobre a Regionalização como instrumento para a diversificação do produto turístico Brasileiro.