Ministério e Embratur inauguram Escritório Brasileiro de Turismo em Lisboa

Com evento em Lisboa no próximo dia 21, quarta-feira, o ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia e o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Eduardo Sanovicz, inauguram o Escritório Brasileiro de Turismo (EBT) em Portugal, onde func

  
  

Com evento em Lisboa no próximo dia 21, quarta-feira, o ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia e o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Eduardo Sanovicz, inauguram o Escritório Brasileiro de Turismo (EBT) em Portugal, onde funcionará a coordenação de todos os escritórios da Europa.

Com um investimento previsto de aproximadamente 850 mil euros em 2004, estão sendo criados nove EBTs no exterior, unidades de promoção, marketing e apoio à comercialização de produtos, serviços e destinos turísticos do Brasil.

Os EBTs ficarão nas cidades de Lisboa (Portugal), Paris (França), Madri (Espanha), Roma (Itália), Berlim (Alemanha), Londres (Reino Unido) e Nova York, Washington e Los Angeles (Estados Unidos).

A partir deste ano, estes executivos assumem a missão de consolidar a imagem do país como um destino turístico competitivo no exterior. Esta é uma das ações dentro da meta fixada em 2003 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o setor, ampliando para 9 milhões o ingresso de turistas por ano e captar US$ 8 bilhões em divisas.

Coquetel com bebidas e músicas brasileiras darão o tom da inauguração do EBT de Lisboa, onde estarão presentes João Luiz dos Santos Moreira, presidente da FBC&VB (Federação Brasileira dos Convention & Visitors Bureaux), representantes da Embaixada Brasileira em Lisboa e outros 300 convidados do setor do turismo e parceiros como TAP, Varig, Air Europa, Banco do Brasil e Banco Espírito Santo, entre outros.

Os profissionais já designados para os escritórios na Europa são Vera Sanches (Lisboa), Silvana Nascimento (Londres), Geraldo Peccin (Roma), Karin Carvalho (Berlim) e Flávia Malkine (Paris).

Alexandre Raulino é responsável pelos três escritórios dos Estados Unidos - em Washingon ficará a executiva Maria Helena Dunne - e, em Brasília, uma equipe foi designada para o planejamento das ações especialmente para o mercado da América do Sul, à frente da qual está João Carlos Vasconcelos.

O escritório de Lisboa foi escolhido para a coordenação na Europa devido à grande proximidade histórica que o Brasil tem com o país.

`Portugal é um mercado já bastante conhecido por nós, e os profissionais do setor dos dois países têm um ótimo relacionamento`, afirma Vera Sanches.

O fluxo de turistas de Portugal para o Brasil vem crescendo a cada ano - em 2002, foram 168,5 mil visitantes (60% a mais do que em 1998), contra 165,8 mil em 2001. No ano passado, o governo brasileiro investiu cerca de 800 mil euros no mercado português para atrair turistas.

Para este período, a Embratur prevê um aumento de aproximadamente 20% no número de visitantes em relação a 2002. Os investimentos de 2003 foram em grande parte para a participação da última BTL e a realização de um workshop em Lisboa em outubro, quando o Ministério e a Embratur receberam a visita de mais de 300 empresários portugueses e reuniram 57 empresas do setor.

Com ações executadas de forma compartilhada pelo Ministério do Turismo por meio da Embratur, parceiros e o Ministério das Relações Exteriores, os profissionais dos EBTs serão responsáveis por promover o destino Brasil de maneira específica em cada país, organizando reuniões e seminários para agentes econômicos e profissionais do setor, fomentando o turismo de negócios e eventos e apoiando a captação de eventos aqui.

Em campo, eles poderão identificar o perfil dos turistas daquele país, diversificar e apontar novos produtos e segmentos turísticos com apelo junto ao mercado, coordenar a presença brasileira nas feiras, eventos e
ações internacionais da Agenda Promoção Comercial do Turismo Brasileiro etc.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Embratur

  
  

Publicado por em