Ministérios firmam parceria para abrir parques nacionais ao turismo

O governo federal lançou um pacote de ações para estimular o ecoturismo no Brasil. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, assinaram no dia 6 de junho, uma portaria que institui um grupo de trabalho par

  
  

O governo federal lançou um pacote de ações para estimular o ecoturismo no Brasil. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, assinaram no dia 6 de junho, uma portaria que institui um grupo de trabalho para promover e estruturar o turismo nos parques nacionais. A solenidade aconteceu no 2º Salão do Turismo, realizado pelo Ministério do Turismo, em São Paulo.

Inicialmente, 23 parques, como o da Chapada Diamantina (BA), Pantanal (MT) e Fernando de Noronha (PE), foram selecionados para a primeira fase de trabalho do grupo formado por técnicos de ambos os ministérios. Eles serão responsáveis por elaborar planos de manejo e estratégias para desenvolver o turismo nas unidades de conservação ambiental.

`O turismo e o meio ambiente estarão sempre juntos. Sem a preservação das belezas naturais é muito difícil que a gente convença as pessoas a visitarem nosso país `, afirmou a ministra.

Outro documento assinado hoje trata de um termo de cooperação em que o Ministério do Turismo repassa ao do Meio ambiente R$ 4,5 milhões para a implementação de projetos em seis Áreas de Preservação Ambiental - Baleia Franca (SC), Costa dos Corais (AL) e Delta do Parnaíba (PI) - e nos Parques Nacionais de Jericoacoara (CE), Lençóis Maranhenses (MA) e Fernando de Noronha (PE).

`Esses recursos viabilizarão os meios para que de fato o processo de visitação se dê de forma a sensibilizar as pessoas para a importância das unidades de conservação como um espaço de promoção da educação ambiental`, afirmou Marina Silva.

Segundo Walfrido, o objetivo é que se promova a gestão auto-sustentável dos parques nacionais. Ou seja, o visitante paga a entrada, se for o caso, e com esse recurso ajuda a manter o parque. Para ele, a ação incentiva o fluxo de turismo de brasileiros e estrangeiros, além de mostrar que o país aprendeu com experiências internacionais.

`A abertura de parques nacionais com fins turísticos nos Estados Unidos, por exemplo, chegou a tal ponto que concorreu com o turismo para outros países do mundo`, observou o ministro.

Ele disse que a abertura dos 23 parques nacionais à visitação do público será feita a curto prazo. Em seguida, a medida será estendida aos outros 60 parques existentes no país.

Fonte: Agência Brasil

Del Valle Editoria
Contato: vininha@vininha.com

  
  

Publicado por em