Ministro do Turismo e presidente da Embratur visitam a FITUR

O Ministério do Turismo, por meio da EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo), está presente na 26ª edição da Fitur (Feira Internacional de Turismo), que tem início hoje, dia 25, e vai até domingo, dia 29, em Madri (Espanha). Terceiro compromisso da Ag

  
  

O Ministério do Turismo, por meio da EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo), está presente na 26ª edição da Fitur (Feira Internacional de Turismo), que tem início hoje, dia 25, e vai até domingo, dia 29, em Madri (Espanha).
Terceiro compromisso da Agenda de Promoção Comercial em 2006 - depois das feiras Vakantiebeurs (Holanda) e BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa) , é um evento multi-setorial com estimativa de público de 160 mil pessoas.

Embaixador do Brasil na Espanha, José Viegas; ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia; presidente da EMBRATUR, Eduardo Sanovicz; vice-presidente da São Paulo Turismo

A comitiva brasileira conta com o ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, e o presidente da EMBRATUR (Instituto Brasileiro do Turismo), Eduardo Sanovicz. Já neste primeiro dia, o estande recebeu a visita do embaixador do Brasil na Espanha, José Viegas.

Está presente também Fernanda Hummel, consultora que assume agora o EBT (Escritório Brasileiro de Turismo) espanhol. Ela aproveita o evento para conversar com o trade local e planejar a continuidade das ações implementadas por Vitor Iglezias desde setembro do ano passado, quando o EBT foi instalado.

Acompanhados de Sanovicz; da diretora de Turismo de Negócios e Eventos da EMBRATUR, Jeanine Pires; da gerente de Eventos Promocionais, Maria Katavatis; e do gerente de Novos Negócios, Ronnie Schroeder, eles participaram ontem, dia 24, da reunião pré-evento com os co-expositores.

Entre as novidades no estande, o Ministério tem um espaço para a divulgação do Fórum Mundial de Turismo, que acontece este ano em Porto Alegre (RS) de 29 de novembro a 2 de dezembro.

O espaço brasileiro tem 903,5 m² e é montado de acordo com as diretrizes do Plano Aquarela - Marketing Turístico Internacional do Brasil, elaborado pela EMBRATUR em parceria com a empresa de consultoria internacional em turismo, Chias Marketing.

A nova estruturação do estande permitiu, além de uma economia de 26,5% na metragem, a otimização do espaço. Isso resultou num aumento de 20% no número de co-expositores.

Participam 79 empresas, entidades e instituições ligadas ao turismo, como companhias aéreas, hotéis, operadoras, convention & visitors bureaux, secretarias estaduais, entre outros. Essas empresas e entidades comparecem às feiras por intermédio de convênio firmado com a FBC&VB (Federação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux). Participa, pela primeira vez dentro do estande da EMBRATUR, a Feira da ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens), com a presença do seu presidente, João Martins.

O modelo de parceria público-privada que o Ministério do Turismo, por meio da EMBRATUR e a FBC&VB, adotou, a partir de 2002, levou o Brasil a registrar consideráveis saltos na participação da indústria brasileira de turismo nas feiras internacionais, fazendo com que a entrada de turistas e divisas externas ao País acumulasse seguidos recordes nesses últimos três anos.

A FBC&VB também acaba de assumir o posto de Membro Afiliado ao Conselho Empresarial da Organização Mundial do Turismo (OMT), agência das Nações Unidas. Amanhã, dia 26, durante a Fitur, a entidade fará apresentação para a OMT sobre os detalhes e resultados do modelo brasileiro. Quem fará o seminário será o presidente da FBC&VB, João Luiz dos Santos Moreira.

Um dos mercados que mais cresceu no Brasil foi o espanhol, que saltou, em 2004, da 11ª posição para a 9ª no ranking de países que mais enviam visitantes ao País. Registrou 155.421 turistas naquele ano, um crescimento de 26,73% em relação a 2003, de acordo com o Anuário Estatístico da EMBRATUR 2005.

Um outro forte reflexo da relação entre os dois países pode ser sentido no aumento de investimentos espanhóis no Brasil, principalmente no setor hoteleiro e em bens imobiliários.

Fonte: Embratur

Del Valle Editoria
Contato: vininha@vininha.com

  
  

Publicado por em