Ministros do Turismo, Trabalho e Emprego paricipam de cerimônia em Salvador

Hoje, terça-feira, dia 30, serão entregues os 230 certificados de conclusão das primeiras turmas do PTRS – o Projeto Turismo e Responsabilidade Social. O projeto qualifica jovens de famílias de baixa renda para ingressar, permanecer e crescer no mer

  
  

Hoje, terça-feira, dia 30, serão entregues os 230 certificados de conclusão das primeiras turmas do PTRS – o Projeto Turismo e Responsabilidade Social. O projeto qualifica jovens de famílias de baixa renda para ingressar, permanecer e crescer no mercado de trabalho do turismo. Graças ao projeto, muitos dos participantes já estão atuando nesse mercado.

Da primeira turma, que concluiu o programa em julho, 67% estão inseridos no mercado de trabalho, trabalhando ou estagiando em restaurantes, hotéis e agências de viagens.

A cerimônia de entrega dos certificados terá a presença dos ministros do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, do Trabalho e Emprego, Ricardo Berzoini, e do Secretário Geral da Presidência da República, Luiz Dulci. Eles vão anunciar o apoio do Ministério do Turismo para a implantação do PTRS em outros 23 destinos turísticos, com a expectativa de beneficiar 10 mil jovens até 2006.

A metodologia do programa inclui oficinas e projetos de aprendizagem focados no desenvolvimento de competências básicas requeridas pelo setor de turismo e o estímulo ao empreendedorismo.

O PTRS leva em conta as necessidades dos empresários do turismo, e os instrutores são profissionais do setor, com conhecimentos práticos sobre o dia-a-dia das várias ocupações. O conceito é amplo e também busca preparar os jovens para a vida enquanto cidadãos e membros da comunidade.

“Durante as aulas, criamos dificuldades e problemas similares aos da vida real e preparamos os jovens para enfrentá-los”, conta Solange Leite, coordenadora geral do projeto.

O PTRS é uma iniciativa do Instituto de Hospitalidade, entidade sem fins lucrativos com sede em Salvador que atua nas áreas de educação, trabalho, cultura, meio ambiente e turismo, com apoio de instituições internacionais como a Counterpart International, com recursos da USAID – United States Agency for International Development, e do programa entra21, uma iniciativa da IYF –International Youth Foundation, e do Fumin – Fundo Multilateral de Investimentos, administrado pelo BID – Banco Inter-Americano de Desenvolvimento.

O programa é um exemplo concreto dos ideais que inspiram o Fórum Mundial de Turismo para Paz e Desenvolvimento Sustentável, que realiza seu primeiro Encontro Anual em Salvador, de 1º a 6 de dezembro.

Serviço:

Cerimônia de entrega de certificados do Projeto Turismo e Responsabilidade Social

Local: Centro de Convenções da Bahia

Dia: terça-feira, 30 de novembro de 2004

Horário: 20h

Mais informações:

Instituto de Hospitalidade – Departamento de Comunicação

(71) 324-4440 / 4414 / 4441

Fonte: Instituto de Hospitalidade

  
  

Publicado por em