Natureza e tranquilidade no coração do Brasil

Chapada dos Veadeiros, em Goiás, encanta turistas de todo o mundo com seus rios de águas cristalinas e natureza intocada

  
  
A Chapada dos Veadeiros, em Goiás, é um convite ao ecoturismo e às belezas exuberantes do Cerrado brasileiro

No nordeste de Goiás, uma vasta região ganhou fama graças a suas belas paisagens, rios de águas cristalinas e natureza intocada. Patrimônio Natural da Humanidade, título concedido pela Unesco, a Chapada dos Veadeiros é considerada berço de águas. De seus imensos paredões brotam rios que formam as principais bacias do continente americano.

O Cerrado – cortado por corredeiras, cachoeiras e montes – é um convite irresistível a banhos, trilhas, caminhadas e outras atividades de esporte e lazer. Ideal para a prática de Ecoturismo, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros abriga formações vegetais diversas, centenas de nascentes e cursos d’água, além de rochas que datam de mais de um bilhão de anos, com feições que se modificam ao longo do ano.

Os visitantes da região também encontram diversão e conforto nas cidades de Alto Paraíso, São Jorge ou Cavalcante, em charmosas pousadas, lojas de artesanato e restaurantes. Todas essas atrações fazem parte do roteiro Viva Chapada, lançado no 4º Salão do Turismo, em julho de 2009, e tem apoio do Ministério do Turismo (MTur).

81 MOTIVOS PARA VIAJAR PELO BRASIL

A Chapada dos Veadeiros e outras atrações de Goiás integram os 81 roteiros estruturados por meio do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil, do Ministério do Turismo. Esses roteiros contemplam 345 municípios de 113 regiões turísticas do país.

Lançado em 2004, o programa trabalha o desenvolvimento do turismo regional em todo o país e a gestão descentralizada dos destinos. O objetivo é estruturar, diversificar e qualificar a oferta turística brasileira para inserir, de forma competitiva, o produto Brasil no mercado internacional.

E você, ainda não conhece Goiás? Para ver fotos, mapas e informações sobre as principais cidades que compõem o roteiro Viva Chapada, acesse o canal ‘Destinos’, no Portal do Turismo: www.turismobrasil.gov.br/promocional.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em