Novo estande promoverá o Brasil em 12 países até o final do ano

O Ministério do Turismo, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), participou de 20 feiras internacionais de turismo no primeiro semestre deste ano, com público estimado em 1,3 milhão de visitantes. Até o final do ano, deve se repetir a dose

  
  

O Ministério do Turismo, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), participou de 20 feiras internacionais de turismo no primeiro semestre deste ano, com público estimado em 1,3 milhão de visitantes. Até o final do ano, deve se repetir a dose, com o reinício da temporada das grandes feiras.

Pela primeira vez, o Brasil estará representado com o novo estande em todas elas (`inaugurado` na ITB, em Berlim - Alemanha, em março), remodelado a partir dos conceitos do Plano Aquarela - Marketing Turístico Internacional e da Marca Brasil. Resultado de pesquisas com mais de seis mil estrangeiros em 18 mercados, o Plano aponta que o patrimônio natural e a alegria do povo são os principais atributos do País.

O novo estande traduz as percepções do turista estrangeiro sobre o Brasil. Com cores vivas e formas orgânicas, ele proporciona um ambiente atraente, funcional e moderno.

E a aplicação dos elementos vibrantes da Marca Brasil, símbolo que passa a representar o turismo nacional no exterior, sobre o fundo branco do estande, destacam o espaço em meio à concorrência.

`Ficou mais clean, mais bonito e tem sido muito bem recebido pelo público internacional`, diz o gerente de receptivo internacional da Nascimento Turismo, André Beraha.

`A Marca reflete bem a diversidade do País. A presença brasileira em feiras está rejuvenescendo. Temos conquistado cada vez mais a atenção do trade e de investidores estrangeiros`, declara o secretário Estadual de Turismo do Ceará e presidente da Fundação CTI-Nordeste (Comissão de Turismo Integrado do Nordeste), Allan Pires de Aguiar.

Stand: Cores e sensações em espaço otimizado

Além disso, a nova estrutura física do estande está mais adaptável a eventos de diferentes portes, acomodando em igualdade de condições um número crescente de co-expositores interessados em fazer negócios e incrementar o turismo do Brasil.

`Sempre temos agenda cheia durante as feiras e, mais importante, todos os compromissos são honrados. São oportunidades muito proveitosas: já voltamos dos eventos com vários grupos formados para virem ao País`, relata a vice-presidente do Ariaú Amazon Towers, Ellen Ritta.

Ela ressalta ainda a importância do suporte prestado pela gerência de Eventos Promocionais da Embratur através do material pós-feira, que ajuda a manter os contatos travados durante os encontros.

Para facilitar a identificação pelos visitantes, o estande é dividido em cinco grandes áreas, correspondentes aos segmentos apontados pelo Plano Aquarela para promoção internacional: Sol & Mar, Negócios & Eventos, Ecoturismo, Esporte e Cultura.

`A distribuição dos espaços está melhor e mais inteligente com as regiões e produtos integrados. Agora temos uma verdadeira vitrine do turismo do Brasil, um País de dimensões continentais, com eixos e segmentos turísticos distintos`, complementa o secretário cearense.

Todas essas mudanças, especialmente o estabelecimento de parcerias com a Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária), companhias aéreas e a FBC&VB (Federação Brasileira dos Convention & Visitors Bureaux) - que gerencia as inscrições via Internet - possibilitaram a redução de custos e a participação de um maior número de expositores brasileiros, consistentemente trabalhando pela promoção turística.

Outra novidade é o acordo entre a Embratur e a ABAV (Associação Brasileira das Agências de Viagens) para a inédita participação conjunta nas feiras - dentro do estande brasileiro.

A parceria prevê a divulgação da Feira das Américas 2006 nos eventos internacionais desse ano a partir da FIT Buenos Aires, em novembro.

`Participar do estande do Instituto nas principais exposições internacionais irá contribuir para dar ainda mais visibilidade para a Feira das Américas - ABAV 2006. Em seus 33 anos de realização, conseguiu consolidar-se como o maior evento de turismo das Américas`, diz o presidente da ABAV Nacional, João Martins Netto. Também a Unesco e o Pan Americano integrarão o estande da Embratur a partir deste segundo semestre.

Próximas feiras :

Na última quinzena de setembro, a Embratur participa de quatro grandes feiras: Leisure (Moscou, Rússia), Jata WTCF (Tóquio, Japão), IT&ME (Chicago, EUA) e Top Resa (Deauville, França).

Pela celebração do Ano do Brasil na França, ganha importância a participação na Top Resa, um dos mais importantes eventos do país para realização de negócios.

A última edição reuniu cerca de 390 expositores e quase 16 mil visitantes. Ele é freqüentado por operadores de turismo da França em busca de novidades para a confecção dos novos catálogos, que são divulgados no começo do ano seguinte.

A Embratur vai levar mais de 40 co-expositores, entre entidades públicas e privadas. Para destacar a presença do Brasil, vão acontecer apresentações de artistas e exposição de produtos típicos durante a feira.

Fonte: Embratur

  
  

Publicado por em