O Parque Nacional de Foz do Iguaçu aumentou em 11,23% a entrada de estrangeiros

O Parque Nacional de Foz do Iguaçu, no Estado do Paraná, localizado na fronteira do Brasil com a Argentina e o Paraguai, recebeu 1.084.241 turistas em 2005, batendo por 36 pessoas o recorde histórico de 1987. O grande salto se deu no total de estrangeiros

  
  

O Parque Nacional de Foz do Iguaçu, no Estado do Paraná, localizado na fronteira do Brasil com a Argentina e o Paraguai, recebeu 1.084.241 turistas em 2005, batendo por 36 pessoas o recorde histórico de 1987. O grande salto se deu no total de estrangeiros que entraram no parque este ano.

O número ficou em 639.579, o que representa 59% dos visitantes do local em 2005. O crescimento de estrangeiros com relação ao ano passado, que registrou a entrada de 575.023, foi de 11,23%.

Outro fato que chama a atenção nos números de Foz do Iguaçu do ano passado foi a quantidade de turistas europeus. Em 2005 visitaram o parque 223.792 viajantes daquele continente, o que representa 35% do total e um crescimento de 14% com relação a 2004.

O secretário de Turismo do Estado do Paraná, Celso Caron, credita esse aumento à participação do Estado nas feiras internacionais, como parceiro da EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo).

`Essa modalidade, em que a Secretaria vai à feira como participante do estande do Brasil, além de ser muito produtiva, ajuda a viabilizar a nossa ida em termos financeiros, pois as despesas são divididas entre os parceiros`.

Além disso, o secretário diz ainda que outro fator positivo foi o material de divulgação usado. `Nossa folheteria, feita em parceria com a EMBRATUR, através da verba para divulgação turística dos Estados também foi muito importante, pois nos apresentamos no exterior com um material promocional de alto padrão`.

O Ministério do Turismo, por meio da EMBRATUR, destinou, em 2004 e 2005, uma verba para a divulgação turística internacional dos 27 Estados brasileiros. O recurso, gerenciado pelos fóruns estaduais de turismo, gerou a confecção de folders, cartazes, cds e bancos de imagens, entre outros materiais.

Para o diretor de Estudos e Pesquisas da EMBRATUR, José Francisco de Salles Lopes, Foz se destacou pelo número expressivo de estrangeiros que visitaram o parque, confirmando a cidade como um dos principais destinos turísticos internacionais do Brasil.

Para ele, no entanto, o melhor está por vir: `A disputa pela concessão do Hotel Tropical e a evolução da infra-estrutura da cidade possibilitarão, com certeza, novos recordes nos próximos anos`.

Dentre os principais visitantes estrangeiros em Foz, quem se destacou foram os espanhóis, que ficaram em 2º lugar no ranking, com 57.626 entradas, atrás somente dos argentinos, que somaram 212.853 chegadas. Os Estados Unidos, com 38.199, ficaram naª posição. Também se destacam os 14.385 chineses que estiveram no parque no ano passado. Houve ainda um aumento de 32% de israelenses com relação a 2004, com uma entrada de 8.619.

Fonte: EMBRATUR

Del Valle Editoria
Contato: vininha@vininha.com

  
  

Publicado por em