Operadores alemães aprovam infra-estrutura de ecoturismo na Caravana Brasil

Seis profissionais de turismo da Alemanha visitaram destinos de Ecoturismo no Brasil entre o dia 28 de setembro e o último dia 07.Especializados nesse segmento, eles estiveram na Chapada Diamantina(BA), Pantanal e Bonito (MS), dentro da `Caravana Brasil`,

  
  

Seis profissionais de turismo da Alemanha visitaram destinos de Ecoturismo no Brasil entre o dia 28 de setembro e o último dia 07.Especializados nesse segmento, eles estiveram na Chapada Diamantina(BA), Pantanal e Bonito (MS), dentro da `Caravana Brasil`, projeto da EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo) que leva operadores de turismo estrangeiros para conhecer in loco a infra-estrutura de destinos turísticos brasileiros.

Ação conjunta da Diretoria de Turismo de Lazer e Incentivo da EMBRATUR e do Escritório Brasileiro de Turismo (EBT) na Alemanha, a expedição terminou no dia 07 com uma rodada de negócios, que colocou em contato os profissionais alemães com dez operadores nacionais de Ecoturismo, entre eles membros do Bureau Brasil de Ecoturismo, Aventura e Mergulho.

Acompanharam a viagem a executiva responsável pelo EBT alemão, sediado em Frankfurt, Karin de Carvalho; e a gerente de Apoio à Comercialização da EMBRATUR, Jurema Monteiro.

Esta foi a primeira visita ao país para todos os participantes. Das seis empresas que eles representam, apenas três já comercializavam Brasil: Ruppert Brasil,Windrose, Tourismus Schiegg. As demais, Ecotrek, Innatoura e Diamir Reisen podem começar a vender destinos brasileiros em breve.

“Há um grande mercado para o que o Brasil oferece de Ecoturismo no mercado alemão. Nesses dias pude ter um bom panorama do que existe e estou absolutamente convicto da possibilidade de oferecer esses pacotes. Já estamos planejando algumas viagens”, afirmou Kai Schliebusch, da Ecotrek. Ele ainda contou que, durante a viagem, conversou com alguns participantes para estudar possibilidades de roteiros e pacotes.

“É possível perceber um interesse muito grande pelo país e alguns deles já buscaram nesta viagem entendimentos com receptivos locais para a comercialização dos destinos`, constatou Jurema. Além da infra-estrutura turística adequada, também chamou a atenção do grupo a consciência ecológica existente nas regiões visitadas.

“A questão do turismo consciente e sustentável é muito importante para o alemão. Para eles, essa constatação aqui no Brasil foi uma grande surpresa e satisfação”, explica Karin. Dentro da programação, eles puderam, por exemplo, conhecer a Cachoeira da Fumaça, um dos cartões postais da Chapada; praticar safari em veículo aberto e a cavalo; e provar um típico churrasco pantaneiro.

A Alemanha é o terceiro maior mercado emissor de turistas para o Brasil,atrás apenas da Argentina e dos Estados Unidos. Em 2002, 223.210 alemães visitaram o país, o que representa 7,85% do fluxo total de visitantes internacionais no país naquele ano. Quanto ao Ecoturismo, segundo a OMT (Organização Mundial do Turismo), apenas esse segmento vem registrando crescimento médio de 20% ao ano no mundo.

EBT alemão :

Instalado em Frankfurt em junho, o EBT é uma unidade avançada da EMBRATUR de promoção, marketing e apoio à comercialização dos produtos, serviços e destinos brasileiros no mercado alemão. Também estão dentro de sua área de atuação os países escandinavos e nórdicos.

Trabalhando junto a esses mercados desde o início de 2004, Karin vem desenvolvendo ações com o objetivo de consolidar a imagem do Brasil como um destino turístico competitivo.

“Durante a ITB já estabeleci contatos para participações nesta caravana”, conta, citando a maior feira de turismo da Alemanha, que aconteceu em março.

As parcerias da `Caravana Brasil` 2004 são Varig, Resorts Brasil, Bureau de Golfe, Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária), Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), Bito (Brazilian Incoming Travel Organization), Conventions Bureaux e os governos dos estados e municípios.

Fonte: Assessoria de Comunicação da EMBRATUR

  
  

Publicado por em