Organização brasileira de turismo conquista certificação de acordo com a Norma ISO

O Instituto de Hospitalidade (IH) tornou-se o primeiro organismo certificador de pessoas no setor de turismo no mundo a ter o processo de certificação de pessoas acreditado de acordo com a norma ISO 17024 , documento de referência para a acreditação de or

  
  

O Instituto de Hospitalidade (IH) tornou-se o primeiro organismo certificador de pessoas no setor de turismo no mundo a ter o processo de certificação de pessoas acreditado de acordo com a norma ISO 17024 , documento de referência para a acreditação de organizações de certificação de pessoas , pelo INMETRO.

“O IH é um dos mais importantes acontecimentos em termos de desenvolvimento conceitual do setor, pois trouxe a contribuição não só de qualificação, mas mostrou como chegar a esse resultado de uma maneira economicamente viável”, afirma Paulo Solmucci, presidente da Associação Brasileira de Restaurantes e Entretenimento (Abrasel).

A acreditação é o reconhecimento, pelo INMETRO, da competência técnica do IH na aplicação dos processos certificação de pessoas, tendo como referências as normas brasileiras para o setor.

A credibilidade do INMETRO como organismo acreditador é reconhecida internacionalmente. Esta acreditação demonstra claramente a seriedade e preocupação do setor turismo brasileiro em oferecer serviços de qualidade.

Segundo Júlio Felix, Diretor de Certificação do IH, “esta é uma conquista da sociedade brasileira e, em especial, aqueles que trabalham e acreditam no setor do turismo brasileiro”.

Como forma de reconhecimento desta conquista brasileira, a 23ª reunião do Conselho Nacional de Certificação da Qualidade Profissional para o Setor de Turismo (CQT) , realizada na terça-feira (6/12), em Brasília, serviu como palco de uma homenagem do Instituto de Hospitalidade a todos os conselheiros e ex-conselheiros do órgão. O Conselho é integrado por representantes do MTur, MTE, ABRASEL, ABIH, ABAV, FNHBRS, SEBRAE, CONTRATUH, SDS, entre outros.

Por meio do CQT , criado em 1999 e composto por entidades representativas do setor governamental, empresarial, de trabalhadores e educacional, o Instituto de Hospitalidade vem implementando o Sistema Nacional de Certificação da Qualidade Profissional para o Setor do Turismo, responsável pelo desenvolvimento de processos que permitem a avaliação e certificação de profissionais, reconhecendo as competências, independente de como foram adquiridas.

Entende-se como competência a capacidade de desenvolver, mobilizar e aplicar conhecimentos, habilidades e atitudes no desenvolvimento do trabalho e na solução de problemas, como forma de gerar resultados. Cerca de 27 mil profissionais já foram avaliados e 1900 empresas já participaram dos processos de avaliação desenvolvidos pelo IH.

As Normas Nacionais e Processos de Avaliação de profissionais foram projetados para 52 ocupações e competências do setor, por meio de levantamentos e validações junto a 3.351 profissionais das diferentes regiões do país, refletindo, portanto, as exigências do mercado de trabalho.

Destas normas, 33 já são normas brasileiras, publicadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, através do Comitê Brasileiro de Turismo – ABNT/CB-54.

Participaram ativamente deste esforço 136 organizações empresariais, de trabalhadores, do governo e do meio educacional. Na fase de consulta pública, foram realizadas cerca de 42 mil consultas em todo o país. O sucesso do Programa e sua implementação se devem ainda ao apoio decisivo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do SEBRAE.

Além da elaboração das Normas e Processos de Avaliação, estão disponíveis atualmente importantes ferramentas para melhorar a capacitação dos profissionais e, conseqüentemente, elevar a qualidade dos serviços prestados por profissionais que atuam em hotéis, pousadas, restaurantes, bares, lanchonetes, agências de viagens, empresas de eventos, serviços de lazer e recreação, motoristas de veículos de turismo, guias de turismo e diversas outras atividades relacionadas ao setor, à hospitalidade e ao entretenimento.

Sobre o Instituto de Hospitalidade:

Com oito anos de atividades, o Instituto de Hospitalidade (IH) é uma organização não-governamental que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento do Brasil por meio do aprimoramento do setor de turismo. A idéia que inspira o nome e a atuação do Instituto é de que a cultura brasileira da hospitalidade , nosso jeito de ser e de receber, é um ativo intangível de enorme valor e consiste em diferencial competitivo para o turismo no Brasil.

Justamente por isso é necessário promover o que há de genuíno na cultura brasileira e assegurar o trinômio: receber bem turistas e visitantes, acolher com satisfação e servir com excelência.

Fonte: Companhia de Notícias

  
  

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