Paraíso ecológico, Angra dos Reis/RJ receberá investimentos para fortalecer turismo

MTur apoiará município na implementação do Trem da Mata Atlântica

  
  

Considerada um dos mais atraentes paraísos ecológicos do País, Angra dos Reis (RJ) terá o apoio do Ministério do Turismo (MTur) para receber os visitantes nas próximas temporadas com ainda mais organização e qualidade. Na sexta-feira (23), o município recebeu o ministro Luiz Barretto. Ele garantiu que não faltarão esforços do MTur para que Angra consiga implementar seus principais projetos turísticos.

“Vamos investir na segunda etapa da sinalização turística e tentar desobstruir as questões que ainda impedem o Trem da Mata Atlântica de sair do papel. Todo o nosso trabalho de parceria com o governo do Rio de Janeiro e com a prefeitura de Angra é para que turistas brasileiros e estrangeiros venham conhecer e aproveitar esse paraíso”, afirmou Luiz Barretto, lembrando que o município é um dos 65 destinos indutores brasileiros que vem sendo priorizados pelo MTur.

Na companhia do prefeito de Angra, Tuca Jordão, do deputado federal Luiz Sérgio (PT/RJ), do presidente da TurisAngra (fundação que cuida do turismo no município), Marcus Veníssius Barbosa, entre outras autoridades, Luiz Barreto lembrou da importância do recém-eleito Conselho Municipal de Turismo de Angra dos Reis. Em setembro deste ano, foi organizado um seminário, com 400 pessoas, que elegeu o Conselho e discutiu metas para o desenvolvimento sustentável do turismo na região.

“Esse é um grande passo para a aproximação do Executivo, Legislativo e da sociedade civil no turismo local. Angra dos Reis está na direção certa ao pensar produtos também para a baixa temporada, isso é fundamental para os moradores, porque gera renda e inclusão social. Teremos uma Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016 e, trabalhando desde já, Angra vai saber se beneficiar desses eventos”, afirmou.

A solenidade na prefeitura de Angra dos Reis começou com a apresentação de um inventário turístico organizado pelo município. Estão sendo planejadas ações de divulgação e marketing, como um novo portal na internet, em três idiomas, e projetos como o Nado Livre, que pretende ampliar e investir em áreas propícias para banhistas.

Um dos projetos é a reativação do Trem da Mata Atlântica. “Essa é uma de nossas prioridades, e ficamos muito satisfeitos em ver que o MTur está conosco nessa iniciativa. O Trem interliga Angra, Barra Mansa e Rio Claro e é um dos produtos da região com maior potencial turístico”, explicou o prefeito Tuca Jordão.

O presidente da TurisAngra, Marcus Vinícius, afirmou que a inclusão de Angra nos 65 destinos indutores do MTur vem dando uma nova cara ao turismo local. “Nossas iniciativas se baseiam no estudo de competitividade do projeto, auxiliado por técnicos do MTur e da Fundação Getúlio Vargas. Não queremos vender apenas sol e mar para os turistas, mas também nossa história, nossa cultura e arquitetura”.

Projetos de saneamento ambiental, reforma de cais e a criação da Unidade de Conservação da Ilha Grande deverão ser beneficiados via o programa Prodetur. A verba do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) ainda não foi liberada, mas a contrapartida que ficará a cargo do MTur pode ser adiantada. “Vamos conversar com o governador Sérgio Cabral (do Rio de Janeiro) sobre a antecipação desses investimentos do Prodetur e colocar em prática esses projetos”, assegurou Luiz Barretto.

Após o encontro, o ministro fez uma visita à Vila do Abraão, na Ilha Grande, próxima a Angra. Mais tarde, Luiz Barretto se reuniu em um jantar com membros do Convention Bureau de Angra dos Reis, e participou do lançamento da bandeira do Hotel Vila Galé Eco Resort, também no município.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em