Paraná apresenta destinos de ecoturismo na Adventure Fair

Com a intenção de criar oportunidades e estimular municípios e operadoras de turismo de aventura a desenvolver seus destinos de ecoturismo, o estado do Paraná pela primeira vez participa da Adventure Fair, maior feira de ecoturismo e aventura do Hemisféri

  
  

Com a intenção de criar oportunidades e estimular municípios e operadoras de turismo de aventura a desenvolver seus destinos de ecoturismo, o estado do Paraná pela primeira vez participa da Adventure Fair, maior feira de ecoturismo e aventura do Hemisfério Sul, que acontece entre os dias 12 e 16 de novembro, no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera.

A iniciativa partiu da Paraná Turismo, órgão ligado à Secretaria de Esportes e Turismo, que acredita no grande potencial do estado para formação de produtos turísticos de aventura e ecoturismo.

“Vamos participar da Adventure Fair porque é um evento consolidado e já está em sua quinta edição. A participação em feiras como esta estimula os empresários e governantes, que podem ver e aprender com outras experiências”, explicou Evandro Pinheiro, diretor técnico da Paraná Turismo.

O estande do Paraná reunirá os municípios de Tibagi, onde está o rio de mesmo nome e o Rio Iapó, ideais para rafting e canoagem. Prudentópolis, conhecida como a terra das cachoeiras gigantes, tem mais de 50 quedas d’água, e algumas são utilizadas para prática de rapel. Faxinal é outra opção para os praticantes de rapel, rafting e canyoning.

Outras cidades estarão representadas por operadoras de ecoturismo, que oferecem serviços para estes destinos: Jaguariaiva, Morretes e Antonina.

Além do Paraná, os estados da Bahia, Santa Catarina, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará também terão estandes para apresentar seus principais destinos de ecoturismo e aventura na feira.

O estado de São Paulo adquiriu uma área recorde, com 230 m2, além de outras 18 cidades do interior, como Analândia, Brotas, Caconde,Caraguatatuba, Ilhabela, Louveira, entre outras, que terão o próprio estande. No total, 86 cidades estarão representadas na Adventure Fair.

Assim como a organização da feira, os destinos de aventura também estão buscando informações sobre a certificação do ecoturismo no Brasil. Durante os cinco dias do evento, o Conselho Brasileiro de Turismo Sustentável (CBTS) promoverá discussões sobre a certificação do ecoturismo, além de sua assembléia anual, somente para os participantes de seu fórum permanente.

“Todos os anos recebemos uma grande demanda, o que cria a necessidade de desenvolver o potencial de nossos produtos turísticos de aventura e ecoturismo. Isto também nos estimula, como instituição governamental, a fazer estudos estatísticos e de planejamento ordenado, junto com as prefeituras destas cidades, para que seja promovida uma visitação de forma correta e ordenada”, disse Pinheiro, que também destacou a necessidade de capacitar operadoras locais para oferecer serviços a seus
próprios destinos.

Outras atrações

Paralelamente à feira, acontecerá o Eldorado Adventure Congress, que contará com a participação de 22 aventureiros, como o alpinista paranaense Waldemar Niclevicz, que falará sobre seu novo projeto “Mundo Andino”, além de dar dicas de como organizar expedições para as cordilheiras dos Andes e do Himalaia.

A palestra será no dia 14 de novembro, das 21 às 22
horas, e também tem a intenção de estimular alpinistas brasileiros a aceitar o desafio da alta montanha.

O Adventure Park, um dos grandes sucessos de público na Adventure Fair 2002, ganhou mais espaço neste ano e vai oferecer para os visitantes atividades como pista de off road, tanque de mergulho, arvorismo, pista de esqui e snow board e parede de escalada.

O visitante poderá acompanhar todas estas atividades a partir do mezanino da Bienal e conhecer os mais de 250 estandes, que mostrarão as novidades em roupas, equipamentos e acessórios para aventura.

A Adventure Fair 2003 é organizada pela Promotrade, com patrocínio da Fiat, co-patrocínio da Rádio Eldorado e da HP e apoio de Guaraná Kuat, ESPN Brasil, revista Isto É e Água Crystal.

Fonte: ZDL de Comunicação

  
  

Publicado por em