Parceiros avaliam resultados do Projeto Excelência em Turismo

Os primeiros resultados do Projeto Excelência em Turismo, que está sendo implementado, desde o ano passado, pelo Ministério do Turismo, por meio da Embratur, Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) e Sebrae Nacional, já começam a aparece

  
  

Os primeiros resultados do Projeto Excelência em Turismo, que está sendo implementado, desde o ano passado, pelo Ministério do Turismo, por meio da Embratur, Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) e Sebrae Nacional, já começam a aparecer.

No próximo dia 24, a partir das 15h, diretores das instituições-parceiras dessa iniciativa vão fazer um balanço das seis viagens internacionais realizadas pelo projeto à Costa Rica, Peru, México, Nova Zelândia, Espanha e Argentina. O encontro será no auditório da Embratur, em Brasília.

Empresários e profissionais participantes do projeto, técnicos e formadores de opinião do setor estarão presentes. Além da análise das viagens realizadas e dos resultados já alcançados, serão apresentadas propostas para aperfeiçoar a legislação, mercado e aspectos operacionais de cada segmento.

O processo de segmentação do setor de turismo também deverá ser debatido. “Cada segmento envolve operações diferenciadas”, esclarece Daniela Bittencourt, técnica do Programa Sebrae de Turismo.

Questões voltadas à gestão dos empreendimentos, marketing e importação de equipamentos também deverão ser abordadas, durante a reunião, que contará ainda com a projeção dos vídeos sobre cada viagem técnica realizada.

Serão integrantes da mesa da reunião: Luiz Carlos Barboza, diretor-técnico do Sebrae Nacional; Airton Pereira, diretor de Incentivo e Entretenimento da Embratur; Tânia Brizola, diretora de Coordenação e Estruturação Turística da Embratur; José Zuquin, presidente da Braztoa; e Nilton Zuanazzi, secretário de Políticas do Turismo do Ministério do Turismo.

O Excelência em Turismo é a primeira ação de benchmarking do setor realizada no País, cujo objetivo é a elevação da competitividade dos destinos turísticos brasileiros, a partir do aprendizado com as boas práticas em nível mundial.

A primeira etapa do projeto consistiu na realização de seis viagens técnicas a países, onde foram visitados empreendimentos considerados referências mundiais em determinados segmentos turísticos. O Projeto tem duração prevista até dezembro deste ano.

As viagens

As viagens técnicas do projeto Excelência em Turismo ocorreram entre maio e dezembro de 2005. Cada grupo foi composto por doze profissionais do setor (operadores de receptivo local e proprietários de empresas); três técnicos (gestores públicos especializados do Sebrae, Embratur e Ministério do Turismo); dois consultores técnicos (nacional e internacional); um representante de Braztoa, e um cinegrafista.

Consultores locais coordenaram as atividades constantes da programação das viagens, tais como reuniões e encontros com empresários, operadores, prestadores de serviço e representantes de organizações governamentais e não-governamentais. Todas as visitas e atividades foram gravados em vídeo e fotografadas. O material de análise e registro das viagens foi fornecido aos integrantes de cada grupo.

Primeiros resultados

Os primeiros resultados do Excelência em Turismo já começaram a despontar no Rio de Janeiro (RJ), Ilha Grande, Pirenopólis (GO), Chapada dos Veadeiros (GO), Jalapão (TO), Pantanal (MS), Barra Grande (BA), Parnaíba (PI), Curitiba (PR), Chapada Diamantina (BA), Mamirauá (AM), Aparados da Serra (RS), entre outros.

São eles: novos produtos, revisão dos procedimentos de segurança em atividades de ecoturismo, reformulação de projetos de marketing, participação comunitária, utilização de pesquisa científica, capacitação dos guias locais, desenvolvimento de curso de iniciação turística em pré-escolas e escolas de ensino fundamental, implementação de oficinas técnicas para o mercado local, mudança de estratégia operacional e palestras para multiplicação dos resultados em todos os estados participantes.

“A multiplicação do conhecimento das boas práticas internacionais vai atingir todo o território nacional”, prevê a técnica do Sebrae Nacional. Embratur, Sebrae e Braztoa vão promover seminários sobre o projeto, seus resultados e propostas, ao longo de 2006, em todas os estados, segundo Daniela.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Del Valle Editoria
Contato: vininha@vininha.com

  
  

Publicado por em