Parceria forma agentes culturais em Embu-SP para receber e conduzir turistas na região

Introduzir noções de turismo e formar agentes culturais. Essa é a proposta da parceria feita entre a Academia de Viagens e Turismo (AVT), criada pela Fundação American Express, e a Ágora, organização não-governamental para projetos de combate à fome.

  
  

Introduzir noções de turismo e formar agentes culturais. Essa é a proposta da parceria feita entre a Academia de Viagens e Turismo (AVT), criada pela Fundação American Express, e a Ágora, organização não-governamental para projetos de combate à fome.

O convênio entre as instituições acaba de formar a primeira turma de jovens do bairro Ressaca, em Embu da Artes (São Paulo) em Agentes Culturais. Agora, eles já estão aptos a receber e conduzir turistas na região.

`A cidade tem um potencial artístico enorme e é visitada por muita gente em busca dos artesanatos da região`, informa Prof. Regina Araújo de Almeida, coordenadora da AVT.

O curso Aprendiz de Turismo da AVT foi ministrado aos jovens junto ao programa já existente Agentes Culturais da Capacitação Solidária, realizado pela Ágora na região.

`A proposta do trabalho de graduação trata-se de um laboratório de experiências, em que as crianças criaram mini agências de viagens que poderão oferecer serviços para o turista da região`, comenta Prof. Regina.

Os estudantes vão apresentar o projeto de agentes culturais para a prefeitura de Embu da Artes, caso seja aprovado, os jovens poderão ser agentes culturais oficiais de Embu da Artes.

Aprendiz de Turismo

O curso Aprendiz de Turismo introduz conhecimentos sobre as Viagens, Turismo, Cultura e Geografia , entre outros temas de interesse da comunidade e de acordo com a vocação turística da região.

Este programa é direcionado para jovens a partir de 14 anos de escolas públicas e de projetos comunitários, ONGs (organizações não governamentais) e outras instituições assistenciais.

O programa tem por objetivo apresentar para o aluno o setor de turismo, prepará-lo para atuar como agente de conscientização e divulgação e transformar professores em agentes multiplicadores junto à comunidade. O curso tem duração de seis meses a um ano.

Formado por disciplinas obrigatórias como Viagens e Turismo, para incentivar o aluno a reconhecer e descobrir as potencialidades turísticas na sua localidade ou região, assim como preservá-las e valorizá-las; Cultura e Turismo, para descobrir e compreender os diversos aspectos da cultura; e Geografia e Turismo, para o jovem poder perceber e interpretar as diversas paisagens, tanto de seu cotidiano quanto as existentes na superfície terrestre.

O curso também contém disciplinas complementares como espanhol e qualidade no atendimento. Ao término do programa, os alunos realizam um trabalho de graduação, como uma forma de campanha de conscientização para o turismo.

Fundação American Express

A American Express criou, em 1954, a American Express Foundation, entidade sem fins lucrativos que é responsável por todas as atividades de terceiro setor da companhia. Estas atividades são, em geral,realizadas nas comunidades em que a American Express atua, englobando as áreas educacionais, culturais e o programa de Doações da American Express. No Brasil, a empresa mantêm a Fundação American Express que coordena as atividades no País.

A American Express Foundation criou em 1985 o programa Global Travel & Tourism Partnership (GTTP). Presente atualmente em 14 países, os cursos do GTTP são aplicados por meio de parcerias com instituições sem fins lucrativos e escolas da rede pública, com o apoio de empresas patrocinadoras.

O objetivo do programa é criar oportunidades profissionais para adolescentes e adultos de baixa renda. No Brasil, os cursos do GTTP são dados em escolas públicas e ONGs, por meio da Academia de Viagens e Turismo (AVT), entidade sem fins lucrativos sediada na Universidade de São Paulo (USP) criada em 1996 para coordenar as atividades do GTTP no país.

Academia de Viagens e Turismo (AVT)

Implantada no Brasil em 1993, a Academia de Viagens e Turismo (AVT-Br) promove a formação de jovens e professores para apresentar o setor do turismo no Brasil.Sediada no Laboratório de Ensino e Material Didático,do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.A AVT oferece cursos destinados a alunos do ensino médio e fundamental que buscam uma ligação entre seus estudos e as oportunidades profissionais.

O programas podem ser ministrados a profissionais de nível médio, para aperfeiçoar qualificação ou aprofundar
conhecimentos. Durante o ano 2002, mais de 6.500 jovens participaram da AVT-Br.Para este ano, estima-se que mais de 7000 jovens sejam beneficiados com os cursos da Academia, em várias localidades do país.

Desde sua implantação no Brasil, a AVT já formou mais de 4500 estudantes, treinou cerca de 680 professores e aproximadamente 3000 pessoas participaram de seus workshops.

Fonte: CDI Comunicação

  
  

Publicado por em