Parque da Serra do Mar em São Paulo terá centro de turismo ecológico

Fechados ao tráfego e à visitação desde 1994, a Estrada Velha de Santos e os monumentos históricos ao longo do percurso serão recuperados para transformar a região em um centro de turismo. Idealizado pela Emae - Empresa Metropolitana de Águas e Energi

  
  

Fechados ao tráfego e à visitação desde 1994, a Estrada Velha de Santos e os monumentos históricos ao longo do percurso serão recuperados para transformar a região em um centro de turismo.

Idealizado pela Emae - Empresa Metropolitana de Águas e Energia, o projeto “Caminhos do Mar - Pólo Ecoturístico” vai devolver à população uma área rica em belezas naturais e que conta a história das expedições entre a Baixada Santista e o Planalto Paulista em seus monumentos.

Ainda sem data definida para inauguração, o projeto prevê investimentos da ordem de R$ 11 milhões - parte a ser captada junto à iniciativa privada com o auxílio da Lei Rouanet - para recuperar os monumentos históricos e para construção do Centro de Apoio aos Visitantes, que terá estacionamento, lanchonete, ambulatório sanitários, anfiteatro, sala de exposição e lojas.

Essa infra-estrutura ficará concentrada no Planalto, em área que já sofreu intervenção humana. “Não vamos desmatar para instalar o centro”, explica uma das idealizadoras do projeto, Lúcia Regina Silveira, gerente do Departamento de Gestão Ambiental da Emae.

Instalado dentro do Parque Estadual da Serra do Mar - área de preservação ambiental tombada pela Unesco, o Caminhos do Mar terá visitação controlada. O projeto prevê dois portais - um no Planalto e outro na Baixada Santista - para controlar o acesso.

“A região da Estrada Velha é um local privilegiado com vocação para o ecoturismo. Nossa idéia é promover turismo de preservação, com visitas monitoradas para pequenos grupos”, esclarece, informando que a estrada não será aberta ao trafego regular.

PARCERIA :

O primeiro passo para tornar o projeto realidade foi dado em janeiro. A Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo, por meio do Instituto Florestal e a Secretaria Estadual de Energia, por intermédio da Emae, assinaram um termo de cooperação técnica para implantação do empreendimento Caminhos do Mar - Pólo Ecoturístico, localizada nos municípios de São Bernardo do Campo (SP) e Cubatão (SP).

Outras três secretarias de Estado participarão do empreendimento no futuro: a da Cultura, por causa dos monumentos e da importância histórica e cultural da região; a de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, por conta do tipo de atividade a que se destina o projeto; e a de Transportes, que, por meio do Dersa - Departamento de Estradas de Rodagem S.A., associou-se à iniciativa para recuperar a estrada. Ao longo dos últimos anos, o Dersa vem fazendo manutenção da rodovia e recuperando encostas.

“Agora faltam só as duas pontes para serem reconstruídas”, conta a gerente de Gestão Ambiental da Emae. “A idéia de transformar aquela região em um pólo de turismo surgiu em 1998, com a criação da Emae, com a finalidade de preservar e de dar visibilidade àquele trecho de Mata Atlântica”, conta ela.

A empresa tem responsabilidade com a área por causa de suas estruturas instaladas no Parque Estadual da Serra do Mar - herança da Light e Eletropaulo.

“Como a área de meio ambiente da Emae é pequena, procuramos parceiros para nos ajudar a gerir o projeto.”Além da cooperação mútua das cinco secretarias e da parceria com o Instituto Florestal, que vai direcionar todas as outras atividades a serem desenvolvidas na região, a Emae tem apoio da Fundação do Patrimônio Histórico da Energia de São Paulo e da ONG Vitae Cívilis - Instituto para o Desenvolvimento do Meio Ambiente e Paz.

Fonte: Agência Imprensa Oficial

  
  

Publicado por em

Renato j. e Silva

Renato j. e Silva

15/01/2009 12:58:22
Eu aprovo a idéia pois temos que desfrutar da natureza sem agredi-la e sempre com o espirito de conservação e uma das melhores maneiras de conservação e conhecendo através do turismo ecologico.Gostaria também o telefone de contato para o agendamento do passeio pelo parque serra do mar,Obrigado.