Parque dos Saltos em Brotas/SP recebe investimentos do Ministério do Turismo

Melhorias em infraestrutura fortalecerão o ecoturismo local

  
  

O Parque dos Saltos é o cartão postal de Brotas. Localizado no perímetro urbano da cidade, possui um rio que forma quedas e corredeiras, onde anualmente são realizados eventos ligados à prática de esportes de aventura. Desde 2007, o Ministério do Turismo investiu mais R$ 350 mil no parque, além de R$ 400 mil em obras de infraestrutura turística para melhorar o acesso a quem visita o espaço e a cidade.

Em visita ao Parque na última sexta-feira (28), o ministro do Turismo, Luiz Barretto, conheceu os projetos de melhorias que o local deve receber nos próximos dois anos. A reforma da ponte pênsil é considerada uma das melhorias mais importantes a serem feitas segundo o prefeito do município, Antônio Benedito Sallas. Ainda, as comportas da antiga represa serão reformadas e um muro de contenção para evitar o assoreamento do rio será erguido.

“O Ministério do Turismo tem desenvolvido outros segmentos do setor, pois precisamos atender vários tipos de públicos. Um destes segmentos é o turismo de aventura”, disse Barretto para mais de 100 pessoas que acompanharam a visita do ministro ao Parque dos Saltos. Com investimentos do MTur, várias obras já foram realizadas, como a construção de um ponto de apoio ao turista, o desassoreamento do rio, reformas na antiga usina, na ponte estaiada e no mirante.

Barretto ainda lembrou da necessidade de os prefeitos da região se unirem e desenvolverem roteiros integrados de turismo. “É importante que o turista que venha à região tenha mais opções de atrações e possa ficar mais tempo, trazendo mais renda aos municípios”, destacou o ministro.

O presidente da Associação das Empresas de Turismo de Brotas e Região (Abrotur), Fernando Turce, entregou ao ministro o plano de metas para o desenvolvimento do turismo na região. Segundo ele, a entidade foi criada recentemente com este objetivo. “Estamos trabalhando para o desenvolvimento do turismo local, pois com organização podemos ampliar as atividades em nossa região”, afirma Turce.

Ao final da visita, Barretto atendeu ao convite da equipe Alaya Bozo D’Água, bicampeã mundial de rafting, e desceu um trecho do rio num dos botes da equipe. “Foi uma experiência muito gratificante”, disse o ministro.

Turismo de aventura – Em setembro de 2008, uma pesquisa foi publicada (com informações referentes a 2006) com o Diagnóstico do Turismo de Aventura no Brasil, elaborado pela VB Marketing e Negócios. A pesquisa atendeu a uma solicitação da Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura (Abeta), por meio de convênio firmado em 2005 com o Ministério do Turismo. No documento, foram identificadas 1.156 empresas que estão envolvidas, de alguma forma, com o Turismo de Aventura no Brasil. Destas, 53 operam na região de Brotas, como agências receptivas, empresas especializadas, atrativos turísticos organizados, centros de aventura e meios de hospedagem que oferecem ou comercializam atividades, clubes e associações de prestadores de serviços.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em