Parque Municipal de Maceió é propício para contemplação da natureza

Com muito verde, o local é propício para caminhadas, contemplação da natureza, além de relaxamento e meditação.

  
  
No Parque Municipal são encontradas várias espécies como jacarés

O Parque Municipal de Maceió é uma reserva de Mata Atlântica situada na parte oeste da cidade, no bairro de Bebedouro, com uma área total de 82 hectares e administrado pela Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma). Com muito verde, o local é propício para caminhadas, contemplação da natureza, além de relaxamento e meditação.

Dentro do parque são oferecidos diversos serviços para os visitantes como a distribuição de mudas de espécies da Mata Atlântica à comunidade, trilhas ecológicas, educação ambiental, com palestras e aulas práticas, além de monitores treinados para guiar pequenos grupos pelas trilhas.

No parque existem diversas espécies de vegetação típica da Mata Atlântica como embiriba, sucupira, pau-ferro, embaúba, ingazeiro e pau-brasil. Também existem mamíferos como o bicho-preguiça, sagüi, cassaco, cotia, tamanduá, tatu, além de aves como galinha d'água, xexéu, sabiá-da-mata, coruja, bacurau, fura-barreira e répteis: jacaré, jibóia, camaleão e teju.

Na entrada principal do parque existe um centro administrativo, uma casa de vegetação, onde são produzidas mudas de espécies da Mata Atlântica, um posto da Guarda Civil Municipal e um espaço onde são desenvolvidas atividades educativas e de lazer com a comunidade.

Os funcionários do Parque Municipal de Maceió já participaram de um curso de Noções Básicas em Educação Ambiental e Humanização no Atendimento que teve como objetivo principal reciclar e despertar neles a importância da preservação dos recursos naturais, humanizar o atendimento aos visitantes do Parque Municipal e formar agentes multiplicadores dos conhecimentos adquiridos no próprio curso.

O parque funciona de terça a domingo, das 7h às 17h, e fica situado no bairro de Bebedouro.

Fonte: Prefeitura de Maceió

  
  

Publicado por em