Parque Nacional da Serra Capivara: Patrimônio Mundial da Unesco

Durante milênios as paredes dos sítios arqueológicos foram pintadas e gravadas por grupos humanos, com diferentes características culturais

  
  
Localizado no sudeste do Estado do Piauí, o Parque Nacional Serra da Capivara tem hoje cerca de 214 km e ocupa áreas dos municípios de São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias

Durante milênios as paredes dos sítios arqueológicos foram pintadas e gravadas por grupos humanos, com diferentes características culturais. Patrimônio Mundial da Unesco, o Parque Nacional da Serra Capivara reserva aos seus visitantes aventuras e viagens na pré-história do Brasil.

Localizado no sudeste do Estado do Piauí, o Parque Nacional Serra da Capivara tem hoje cerca de 214 km e ocupa áreas dos municípios de São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias.

Ao chegar no parque o visitante se depara com um enorme e imponente paredão de arenito, além de várias cavernas e lagos subterrâneos. Atualmente estão cadastrados no parque, 912 sítios arqueológicos, sendo 657 de pinturas rupestres e o restante de sítios ao ar livre, como aldeias de ceramistas e agricultores.

Com o clima semiárido e vegetação de caatinga, as formações geológicas se misturam as paisagens de serra, vales, criando umas das mais belas vistas do local. Durante os passeios é possível encontrar onças, jacús, veados, serpentes, iguanas, lagartos, águias e outras espécies de animais.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em