Passaporte das Trilhas

Ilhabela integra guia “Passaporte das Trilhas” da Secretaria Estadual de Meio Ambiente

  
  

O município de Ilhabela integra o guia “Passaporte das Trilhas”, produzido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e que faz parte do programa “Trilhas de São Paulo”, cujo objetivo é difundir a prática do ecoturismo. Hoje, quem quiser percorrer as trilhas paulistas tem a opção de obter o seu “passaporte” sem sair de casa.

O livro de bolso tem a indicação de 40 trilhas do Estado e custa R$ 5 mais o valor do frete. Lançado em agosto de 2008, o programa “Trilhas de São Paulo” pretende interligar todos os ecossistemas, regiões e paisagens paulistas.

O primeiro produto deste projeto foi justamente este caderno de bolso similar a um passaporte, no qual estão reunidas as informações sobre as trilhas. De Ilhabela, as trilhas são Cachoeira do Gato, Cachoeira da Água Branca e Baepi. No “passaporte” há espaço para carimbar a trilha percorrida.

Antes, o guia era adquirido somente na administração dos parques, mas agora pode ser comprado pela internet com antecedência e começar a planejar a aventura. Vale ressaltar que as trilhas devem ser percorridas sempre com um guia credenciado.

O “Trilhas de São Paulo” integra o Projeto Ambiental Estratégico de Ecoturismo da Secretaria do Meio Ambiente”. Além do passaporte, a iniciativa vai investir nas trilhas do Estado por meio de manuais de monitoramento dos impactos das visitações. Por meio de contrato firmado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o programa investirá US$ 15 milhões, em quatro anos, nos parques de Ilhabela, Ilha do Cardoso, Carlos Botelho, Intervales, Caverna do Diabo e Turístico do Alto Ribeira, consolidando as unidades de conservação como produtos turísticos com capacidade de atrair visitantes, preservando o capital sócioambiental das regiões envolvidas. O passaporte pode ser solicitado no site: (http://www.intranet.seade.gov.br/publishop). Mais informações: (www.trilhasdesaopaulo.sp.gov.br).

Fonte: Secretaria de Turismo de Ilhabela

  
  

Publicado por em