Pesquisa avalia demanda turística da Amazônia

Programa de Desenvolvimento de Ecoturismo da Amazônia Legal (Proecotur), do Ministério do Meio Ambiente, conclui até o fim do ano uma pesquisa de mercado internacional para avaliar a demanda turística da Amazônia. Os resultados subsidiarão o setor priv

  
  

Programa de Desenvolvimento de Ecoturismo da Amazônia Legal (Proecotur), do Ministério do Meio Ambiente, conclui até o fim do ano uma pesquisa de mercado internacional para avaliar a demanda turística da Amazônia.

Os resultados subsidiarão o setor privado sobre possibilidades daquele mercado, principais destinos e interesses turísticos para que as empresas possam investir com maior segurança.

De acordo com a coordenadora do programa, Nazaré Soares, também está em elaboração um inventário sobre a oferta turística da região para identificar atividades e produtos que possam ser explorados, os entraves ao
desenvolvimento de projetos e as propostas para viabilizá-los.

O Proecotur é coordenado pela Secretaria da Amazônia do MMA, em parceria com os Núcleos de Gerencia-mento do Programa nos estados da Amazônia Legal, e procura viabilizar o desenvolvimento sustentável com a correta implantação do turismo na região amazônica.

A partir de contrato de empréstimo firmado em 2000 com o Banco Interamericano de Desenvolvimento, o Programa trabalha no planejamento estratégico para o ecoturismo, aplicando recursos para criar infra-estrutura e capacidade gerencial nos estados.

No mês passado, o Proecotur inaugurou cinco Centros de Atendimento ao Turista, nos municípios de Iranduba, Novo Airão, Presidente Figueiredo,Barcelos e Manacapuru, no Ama-zonas, para atender visitantes e promover roteiros e serviços.

Até dezembro deste ano, serão realizados, em quinze localidades, 45 cursos de capa-citação voltados para gestão de empreendimentos, condução de visitantes e atendimento aos turistas.

Fonte: MMA

  
  

Publicado por em