Petar-SP tem visitas restringidas por medida de segurança

O IF - Instituto Florestal irá restringir parcialmente, a partir de sábado (01/11), o acesso de visitantes ao Petar - Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, que tem como destaque a grande concentração de cavernas. A medida foi tomada devido a ocorrênc

  
  

O IF - Instituto Florestal irá restringir parcialmente, a partir de sábado (01/11), o acesso de visitantes ao Petar - Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, que tem como destaque a grande concentração de cavernas. A medida foi tomada devido a ocorrência do segundo acidente fatal deste ano com turistas no parque.

No dia 26 de outubro, um visitante se afogou na piscina natural do Núcleo Santana, tendo entrado na água após ingerir bebidas alcoólicas.

No carnaval deste ano, um guia e um turista morreram dentro da caverna Casa de Pedra, tragados por uma enchente repentina, comum durante o verão, naquele trecho.

Serão restringidas, por tempo indeterminado, as visitas de grupos agendados e o uso do camping. Com o intuito de garantir a segurança aos turistas, também ficou definido que todos os grupos de visitantes serão obrigatoriamente acompanhados de um monitor do parque.

Segundo o IF, as medidas são temporárias e foram decididas durante reunião com agências de ecoturismo, especialistas em exploração de cavernas (espeleólogos), proprietários de pousadas e outras instituições ligadas à visitação.

O instituto ainda está negociando a instalação de uma unidade do Corpo de Bombeiros em Apiaí, para atender emergências, e o aumento do policiamento dentro do parque.

De acordo com o IF, as medidas de restrição devem perdurar enquanto não for implementado o plano de manejo do parque, que depende de recursos de compensação ambiental, nem sempre disponíveis.

Fonte: IF

Iporanga

  
  

Publicado por em