Pioneirismo, associativismo e criatividade são os segredos de Brotas e Socorro como destino turístico para o Brasil e o mundo

Brotas foi pioneira em práticas como o rapel em cachoeiras. Socorro é uma das primeiras cidades do Brasil a adaptar-se quase integralmente à legislação que garante acessibilidade aos portadores de necessidades especiais

  
  
Benchmarking em Turismo 2010 – Vivências Brasil

Brotas foi pioneira em práticas como o rapel em cachoeiras. Socorro é uma das primeiras cidades do Brasil a adaptar-se quase integralmente à legislação que garante acessibilidade aos portadores de necessidades especiais ou mobilidade reduzida.

Dois fatores geradores de mídia espontânea, que com poucos recursos e muito esforço e criatividade do empresariado local, mudaram o perfil das duas cidades aquecendo a indústria de turismo sustentável e posicionando os dois destinos como referência nacional em aventura.

Em grande parte das Pousadas e Hotéis a água dos chuveiros é aquecida com energia solar. Atividades de aventura, como tirolesa, rafting e rapel são operadas seguindo rigorosos padrões de segurança e, com algumas adaptações feitas por empresários de Socorro, ficaram acessíveis também aos deficientes físicos.

Essas são algumas das constatações do grupo de empresários de vários Estados que participou da terceira etapa do programa Benchmarking em Turismo 2010 – Vivências Brasil, executado pela ABAV em parceria com o Sebrae, EMBRATUR e Ministério do Turismo. O programa tem o objetivo de identificar práticas eficientes na operação turística em destinos-referência que possam servir de exemplo para empresas que atuam no segmento. Nesta etapa do programa, realizada em Brotas e Socorro no período de 2 a 6 de agosto, o foco de observação foi o turismo de aventura.

De acordo com o coordenador técnico do projeto Daniel Spinelli foram identificadas boas práticas de promoção do destino que podem ser adotadas em outras localidades. “Brotas soube aproveitar o cantor Daniel, um ícone da música brasileira e que nasceu na cidade, para ajudar na promoção de suas atrações. Já a cidade de Socorro transformou em vitrine um projeto piloto implantado na cidade, de acessibilidade aos deficientes”, disse o coordenador.

Para Fabianni Melo, representante do Sebrae que participou da viagem, o turismo de aventura ganha um novo horizonte no Brasil a partir desta etapa do Benchmarking. “Com o trabalho de multiplicação do conhecimento que se inicia agora, os empresários vão poder passar adiante os exemplos de Brotas e Socorro em questões como associativismo, acessibilidade e certificação das atividades de aventura”, disse ela. “Ficou evidenciado que o investimento em certificação e segurança das atividades de aventura e acessibilidade aos portadores de necessidades especiais contribui para o incremento da atividade turística”.

SOCORRO

Somados aos fatores naturais que atraem visitantes, em Socorro boa parte do crescimento do turismo se deu a partir da criação de um Conselho do Turismo (CONTUR) independente e representativo, que deu voz aos agentes e operadores, e obteve eco no Poder Público. Um conjunto de leis e decretos municipais disciplina o setor protegendo os empresários locais e exigindo acessibilidade nos empreendimentos. “Nos últimos cinco anos tivemos um crescimento de 16,10% no turismo, que atualmente emprega mais de mil pessoas diretamente”, disse o diretor do Departamento de Turismo da prefeitura de Socorro, Carlos Tavares.

BROTAS

Em 1991 Brotas tinha apenas uma atração no principal guia turístico do país. O despertar para as atividades de aventura alavancou rapidamente o número de visitantes e também os pontos de visitação. Propriedades particulares com rios, vales, cachoeiras e montanhas passaram a ser explorados comercialmente em parceria com operadores especializados em esportes de aventura. Brotas chegou a registrar congestionamento de botes em rios devido a quantidade elevada de operações de rafting comercializadas. Após período de estagnação, algumas empresas fecharam, e as que permaneceram buscaram excelência. O poder público investiu em ações de marketing mais abrangentes e Brotas passa hoje por um processo de reposicionamento destacando toda a beleza da região além do esporte de aventura.

Fonte: ABAV Nacional

  
  

Publicado por em