Potencial turístico brasileiro é notícia na Itália

No mês de fevereiro o Brasil estampou as bancas italianas. A revista Meridiani dedicou todas as 204 páginas de sua edição de fevereiro ao Brasil em seus aspectos mais variados. `O azul do mar, o branco da praia, o verde da floresta. Vestem amarelo os cam

  
  

No mês de fevereiro o Brasil estampou as bancas italianas. A revista Meridiani dedicou todas as 204 páginas de sua edição de fevereiro ao Brasil em seus aspectos
mais variados. `O azul do mar, o branco da praia, o verde da floresta. Vestem amarelo os campeões da seleção de futebol.

O vermelho, o azul, o violeta desfilam nos dias de Carnaval(...) Mas de que cor é o Brasil? Todas, e contam histórias de um país grande e complexo, capaz de explosões de alegria e de longas tristezas, cheio de promessas e por muito tempo vazio de esperança.` Assim começa o editorial.

Meridiani, uma das principais revistas do segmento de turismo no país, traz como primeira matéria a entitulada `O Brasil que avança`, falando que os primeiros povos nativos eram os índios, e que eles achavam que não só o homem, mas os animais e as plantas também possuemuma alma.

Segue contando sobre a colonização no Brasil, e finaliza dizendo que São Paulo é `a maior cidade italiana do mundo`, com cinco milhões de habitantes desta origem. Aniversário de 450 anos da cidade, café (`o café é originário da região da Caffa, mas sua pátria adotiva é sem dúvida o Brasil`), o espetáculo das cataratas de Foz do Iguaçu e capoeira são outros assuntos abordados na seqüência.

A matéria dedicada a Minas Gerais aprofunda-se nas cidades do ciclo do ouro, detalhando o que se encontra neste roteiro que ganhou o nome de Estrada Real. As janelas de Tiradentes, ladeiras de Ouro Preto e estátuas de Aleijadinho são algumas das 19 fotos que ocupam estas páginas.

Seguem matérias abordando os destinos nacionais, como os Lençóis Maranhenses, Foz do Iguaçu, Floresta Amazônica, Rio Grande do Sul e, claro, Rio de Janeiro. Tom Jobim, Chico Buarque, Caetano Veloso, Chico César e os Tribalistas também ganharam espaço na matéria sobre o mix de estilos musicais que o Brasil criou e mostra para o mundo. Uma página é dedicada ao trabalho do arquiteto Oscar Niemeyer e algumas outras a futebol, a sugestões de restaurantes, hotéis, eventos, museus etc.

O trabalho de reposicionamento da imagem do Brasil no exterior realizado pela Embratur tem como mote a riqueza da diversidade cultural, natural e étnica do país.

`A revista mostra uma parte do que é o Brasil, mas o mundo ainda vai conhecer melhor o que ele realmente oferece além de sol e mar`, afirma Geraldo Peccin, executivo do Escritório Brasileiro do Turismo (EBT) em
Roma.

Dossier Brasile :

Em dezembro, outra influente revista do mesmo país, a Tuttoturismo, também convida a uma viagem ao Brasil. Entitulada `Dossier Brasile`, conta que atualmente
recebemos visitantes com maior profissionalismo.

`A Itália tem hoje uma vontade muito grande de conhecer o nosso país`, atesta Peccin, acabando de voltar da feira Borsa Internazionale del Turismo, que aconteceu em Milão até a semana passada.

Ele representou a Embratur no evento, que recebeu um público de 136 mil visitantes em quatro dias. Em 2002, a Itália foi a sétima maior responsável pela entrada de turistas estrangeiros no país, com 183,7 mil visitantes.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Embratur

  
  

Publicado por em