Prêmio FGV / Embratur já tem vencedores

O `1º Prêmio FGV-EBAPE / EMBRATUR para Monografias e Estudos de Caso do Setor de Turismo, Hotelaria e Entretenimento` teve como vencedor Respício Antonio do Espirito Santo Jr, do Rio de Janeiro, com sua monografia `Políticas, oportunidades e desafios par

  
  

O `1º Prêmio FGV-EBAPE / EMBRATUR para Monografias e Estudos de Caso do Setor de Turismo, Hotelaria e Entretenimento` teve como vencedor Respício Antonio do Espirito Santo Jr, do Rio de Janeiro, com sua monografia `Políticas, oportunidades e desafios para o binômio transporte aéreo-turismo no Brasil`.

Respício, professor do programa de Engenharia de Transportes da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), ganhará R$ 5 mil pelo trabalho.

Realizado pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e pela FGV - EBAPE (Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas) com apoio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), e com 123 inscritos, o prêmio será entregue em evento na FGV, no Rio de Janeiro, em data a ser definida.

Estarão presentes o ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, o presidente da Embratur, Eduardo Sanovicz e o diretor da EBAPE, Bianor Scelza Cavalcanti. Além do primeiro lugar, sete certificados com menção honrosa pela excelência do trabalho serão entregues nas categorias Pública e Privada.

Na categoria Pública, as menções são:

-1o. lugar, para Milena Hoette (PR), autora de `A cidade pela cidade: Uma estratégia de marketing como proposta para turistificar Curitiba a partir das suas experiências de sucesso`.

-2o.lugar, para Rosalina da Conceição Couto Rezende (RJ), com a monografia `Impacto social do turismo - Os impactos causados pela hotelaria nas comunidades locais - Complexo Costa do Sauípe` .

-3o.lugar, para Diomira Maria Cicci Pinto Faria (MG), com `Impacto econômico de investimentos em infra-estrutura turística na região da costa do descobrimento`.

As menções da categoria Privada vão para :

-Renata Adriana Proserpio Fontes Lima (BA), que ganha o primeiro lugar com o trabalho `O avanço das redes hoteleiras internacionais no Brasil: 1994 - 2002`.

-Erwin Telmo Steigleder (SC), em segundo,com ` Ressuprimento automático de materiais no hotel topázio`

-Em terceiro (empatados) Eurico de Oliveira Santos(RS)e Ivan Carlos Vicentin(PR), autores das monografias `O agroturismo e o turismo rural em propriedades da metade sul do Estado do Rio Grande do Sul` e `A internet no negócio turismo no Brasil`, respectivamente.

Anuário:

A Embratur começará a distribuir neste mês a parceiros e entidades do setor a versão impressa do Anuário Estatístico 2003 e Estudo da Demanda Turística Internacional 2002.

O primeiro fornece dados do mercado para os anos de 2001 e 2002, como receita gerada pelo turismo internacional, números de turistas estrangeiros recebidos, vias de acesso, média de gasto no Brasil, números do turismo doméstico, embarques e desembarques etc.

O segundo é um estudo do perfil do turista internacional no Brasil no ano de 2002, que busca identificar suas motivações, interesses e características da viagem, tais como meio de hospedagem, gasto, permanência e cidades mais visitadas.

Além de trazerem mais gráficos ilustrativos e páginas coloridas, as publicações apresentam a nova identidade visual da Embratur, que mudou em 2003 e reflete a diversidade cultural do Brasil.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Embratur

  
  

Publicado por em