Presença constante em feiras no exterior busca manter o Brasil em evidência

O Ministério do Turismo, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), encerrou no domingo, dia 5/1, a participação em mais uma feira internacional do setor. Trata-se da Destinations (The Holiday & Travel Show), realizada em Londres (Inglaterra)

  
  

O Ministério do Turismo, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), encerrou no domingo, dia 5/1, a participação em mais uma feira internacional do setor. Trata-se da Destinations (The Holiday & Travel Show), realizada em Londres (Inglaterra).

Neste mês de fevereiro, representantes do trade participarão ainda de outras quatro feiras que fazem parte da Agenda de Promoção Comercial do Turismo Brasileiro: BIT (Borsa Internazionale del Turismo) na Itália (Milão, de 18 a 21); Confex, na Inglaterra (Londres, de 21 a 23); XXIV Anato (Asociación Colombiana de Agencias de Turismo), na Colômbia (Bogotá, de 22 a 24) e The New York Times Travel Show, nos Estados Unidos (Nova York, de 24 a 26).

São todos eventos multiprodutos, que apresentam as novidades de variados segmentos do turismo, à exceção da Confex, específica dos segmentos de Negócios, Eventos e Incentivos. Neste caso, em particular, a presença brasileira é institucional da Embratur, ou seja, sem co-expositores.

Esta foi a 12ª edição da Destinations realizada na capital inglesa. Já há dois anos ela acontece também em Birmingham, no começo de março, e atrai público do centro-norte do país. Ambas iniciativas contam com o apoio maciço do grupo Times (The Times, The Sunday Times e The Sunday Times Travel Magazine). Têm, por isso, boa exposição na mídia. Em Londres, o encontro atrai visitação superior a 51 mil pessoas de alto poder aquisitivo da região metropolitana e do sul da Inglaterra.

O Brasil esteve representado por oito expositores: os órgãos de promoção de Pernambuco e Mato Grosso, as operadoras Always e Del Bianco, os hotéis Casa Branca e Rio Internacional, além de Varig e TAM.

O estande do Brasil também contou com a presença do chefe da Divisão de Feiras e Turismo do Ministério das Relações Exteriores / Departamento de Promoção Comercial, ministro Sérgio Canaes.

Houve grande interesse por atrativos de Ecoturismo e pelo grande ícone brasileiro, o Rio de Janeiro (RJ), principalmente por parte dos visitantes mais velhos. Entre os jovens, a preferência fica para os atrativos de Sol e Mar, com programas de Mergulho possivelmente associados, Culturais e por outro ícone nacional, a Amazônia.

Durante a Destinations, a consultora do EBT (Escritório Brasileiro de Turismo) em Londres, Silvana Nascimento, fez contatos com diversos operadores britânicos, tais como Veloso Tours e TUI, além da AITO (The Association of Independent Tour Operators).

A Inglaterra é o 11º principal emissor de turistas ao Brasil, o sexto entre os países europeus, de acordo com os dados mais recentes do Anuário Estatístico da Embratur 2005. Segundo o estudo, o País recebeu 150.336 visitantes ingleses em 2004, 8,72% a mais do que no ano anterior.

Fonte: Embratur

Del Valle Editoria
Contato: vininha@vininha.com

  
  

Publicado por em