Primeira Expedição ao Pico Paraná

Uma experiência dessa não é fácil explicar. Talvez a única maneira de entender por completo essa atividade seja vivenciá-la

  
  
Pico Paraná

Expedição ao Pico Paraná
“Uma experiência dessa não é fácil explicar. Talvez a única maneira de entender por completo essa atividade seja vivenciá-la. Tente imaginar-se caminhando por paisagens incríveis, convivendo em grupo, compartilhando momentos de aprendizado, descobertas e lidando com alguns desafios. Na expedição Pico Paraná não existem passageiros, todos são tripulantes. Dois dias serão pouco para tantas emoções!”

Descrição do local
O Pico Paraná é a montanha mais alta da região sul do país, com 1877 msnm. Foi alcançado a primeira vez em 13 de julho de 1941 por Rudolfo Stam, Alfredo Mysing, e Reinhard Maack. O pico faz parte do Conjunto de Serra chamado Ibitiraquire. São 7 km de caminhada até o topo do Pico Paraná com aproximadamente 900m de desnível desde a base até o cume. A vegetação do cume do Pico Paraná e de suas encostas não difere muito do restante das montanhas da Serra do Mar paranaense. É composta principalmente por bambus-anões, como a característica Caratuva (Chusquea pinifolia), arbustos e mata nebular de altitude, esta ocorrendo nos trechos mais úmidos.

Atividades Envolvidas
Caminhadas Intensas, observação da fauna e flora, e técnicas de montanhismo. Também serão abordados temas como histórico e modalidades do montanhismo, conduta Consciente e Mínimo Impacto, equipamentos, orientação e navegação, meteorologia, alimentação, técnicas de caminhada, pernoite e acampamentos, prevenção e Segurança. Esta atividade segue as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT para o Turismo de Aventura (ABNT NBR 15331 – Sistema de Gestão da Segurança no Turismo de Aventura).

Data e local da reunião prévia: 1 semana antes – local a confirmar.
Data da Atividade: de 16 e 17 de julho de 2011.
Local do encontro: 16/07/11, no Jardim Botânico, às 7h.Duração: 2 dias intensos.

Programação estimada:
Reunião prévia, às 19h30, local a confirmar.
Em torno de 1h30min de palestra sobre o montanhismo e suas modalidades, informações sobre a Serra do Mar Paranaense, alinhamento da atividade e esclarecimento de dúvidas.

Itinerário:
O ponto de partida e retorno dessa atividade será o Jardim Botânico – entrada principal pela Rua Dr Corrêa Coelho, 744.

Programação 1º Dia - Sábado:
07:00 – Encontro no Jardim Botânico e saída de Van para o local da atividade.
08:30 – Chegada na Fazenda do Dilson (50Km, de 1h a 1h30 de viagem)
09:30 – Início da Caminhada
Por volta das 12:30 – Chegada ao acampamento 1 (são em máedia de 3 horas de caminhada, 3,5 Km). Lanche de trilha.
Entre 12:30 e 21:00 - Montagem do acampamento, jantar, bate-papo e descanso. A prioridade será a montangem do acampamento, depois o jantar .O horário de descanso será definido em grupo para que todos possam aproveitar o dia seguinte no cume.

Programação 2º Dia - Domingo:
5:30 – Nascer do sol
6:45 – Café da Manhã
8:00 – Caminhada de ataque ao cume do Pico Paraná, chegada ao cume por volta das
10:00 (em média são 2 horas de caminhada, 2,5 Km). Lanche de Trilha.
12:00 – Descida do cume, chegada ao acampamento 1, lanche e desmontagem do acampamento: Por volta das 13h30.15:30 – Retorno à base 15h30, chegaremos à base por volta das 18h30.
Mais Informação direto com a organização:

GONDWANA BRASIL ECOTURISMO
Telefone: 41- 35666339 / Celular: 41 - 99953470
E-mail: contato@gondwanabrasil.com.br – Site: www.gondwanabrasil.com.br

Fonte: Marumby Consultoria e Treinamento

  
  

Publicado por em

Fran

Fran

28/06/2011 11:58:19
Gostaria de saber qual o custo para fazer essa expedição para que eu possa me programar para o ano que vem, pois vou me aponsentar em dezembro/11 e quero conhecer o Brasil fazendo este tipo de turismo. Tenho 55 anos mas espirito aventureiro, pois já fiz o Caminho da Fé e o da Luz e estou me preparando fisicamente e financeiramente para fazer o Caminho de Santiago de Compostela em maio/2013.
abraços
Fran

Equipe EcoViagem

Equipe EcoViagem

Olá, Para mais informações favor entrar em contato com a Marumby Consultoria e Treinamento. Atenciosamente, Equipe EcoViagem