Primeiros Socorros e Segurança no Ecoturismo

A Prudência, o conhecimento e o planejamento, são três `equipamentos` indispensáveis para os praticantes de ecoturismo e esportes de aventura. Uma das palestras da Adventure Sports Fair foi exatamente sobre a necessidade de prevenir acidentes e treina

  
  

A Prudência, o conhecimento e o planejamento, são três `equipamentos` indispensáveis para os praticantes de ecoturismo e esportes de aventura.

Uma das palestras da Adventure Sports Fair foi exatamente sobre a necessidade de prevenir acidentes e treinar os profissionais envolvidos com o ecoturismo.

O professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto(USP), o médico, Sérgio Britto Garcia, relatou algumas experiências pessoais, observadas e vivenciadas, durante suas viagens pelo mundo. Ele enfatizou a importância de preparo técnico para os guias, empresários e turistas.

Sérgio Britto, professor acadêmico, fundou em maio de 1997, o Núcleo de Primeiros Socorros, na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. O objetivo do Núcleo é estudar, pesquisar e ensinar os Primeiros Socorros. A abordagem dos cursos é voltada para o cotidiano nas comunidades, durante as práticas esportivas e situações junto à natureza.

Os Primeiros Socorros são muito importantes para o sucesso e restabelecimento, nos casos de acidentes. Em situações de poucos recursos médicos e hospitalares, mais ainda se faz necessário o curso de salvatagem para a segurança das pessoas.

O Brasil precisa aproveitar o momento atual, de discussão sobre a certificação do ecoturismo e desenvolvimento sustentável, para incluir a questão de segurança e de saúde pública na pauta da qualidade que pretende-se construir.

No sábado, dia 15 de novembro, dentro da Adventure, o setor das ONGs, Ministério de Turismo e Meio Ambiente e Companhias de Ecoturismo vão discutir sobre a certificação e a regulamentação do Ecoturismo no Brasil.

A certificação envolve: o meio ambiente, a comunidade local e o turista.

  
  

Publicado por em