Programa financia projetos de proteção à Mata Atlântica

A Fundação Biodiversitas e o Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (Cepan) lançaram um novo edital do Programa de Proteção das Espécies Ameaçadas de Extinção da Mata Atlântica Brasileira. Pesquisadores que tenham projetos de proteção e manejo da f

  
  

A Fundação Biodiversitas e o Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (Cepan) lançaram um novo edital do Programa de Proteção das Espécies Ameaçadas de Extinção da Mata Atlântica Brasileira.

Pesquisadores que tenham projetos de proteção e manejo da flora e fauna deste ecossistema podem obter financiamento. As propostas devem ser inscritas até 28 de outubro.

O programa, subsidiado pelo Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (CEPF), foi lançado em dezembro de 2003 e já apoiou 32 propostas, abrangendo 39 espécies em 13 Estados brasileiros.

A cobertura florestal atual da Mata Atlântica corresponde a menos de 8% da sua extensão original e, apesar das medidas de conservação e proteção, ainda continua sendo alvo de intensa devastação, segundo a Fundação Biodiversitas.

Centenas de espécies se encontram sob forte pressão de extinção, o que coloca o Brasil entre os países com o maior número de espécies com risco de desaparecimento em todo o planeta.

Fonte: Agência Fapesp

  
  

Publicado por em