Programa fortalece turismo na Costa do Descobrimento

Palco dos primeiros capítulos da história do Brasil, a Costa do Descobrimento, formada por belas praias, manguezais e o verde dos coqueiros da mata atlântica, é o cenário perfeito para quem busca informações sobre a época colonial do País ou simplesmente

  
  

Palco dos primeiros capítulos da história do Brasil, a Costa do Descobrimento, formada por belas praias, manguezais e o verde dos coqueiros da mata atlântica, é o cenário perfeito para quem busca informações sobre a época colonial do País ou simplesmente quer curtir a vida. Todos os anos, milhares de turistas visitam essa fatia do litoral baiano para apreciar a paisagem, que continua linda.

Praias bonitas estão espalhadas por todo o litoral baiano, porém o diferencial da Costa do Descobrimento é a integração entre cultura e lazer, com os setores de turismo desenvolvidos na região, que são: meios de hospedagem; alimentos e bebidas; agências de turismo; e locadoras de veículos.

O setor do turismo na Costa do Descobrimento recebe um impulso no desenvolvimento, na área de capacitação profissional e empresarial, por meio do programa `Boas Vindas`. Trata-se de proposta do governo da Bahia, executado por parceiros, como Sebrae, nas ações voltadas para capacitação dos empresários; o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), nas atividades para aperfeiçoamento da mão-de-obra; o Instituto de Hospitalidade, responsável pela certificação dos profissionais do setor de turismo; e órgãos financiadores.

O `Boas Vindas` tem por objetivo implementar ações de capacitação profissional e empresarial empreendedora contribuindo para tornar o destino turístico competitivo, diferenciado, com identidade própria e referência em qualidade de serviços ao turista.

O trabalho foca três eixos de ação: fortalecimento do associativismo; profissionalização de empresas e serviços turísticos; marketing e comercialização de novos destinos.

De acordo com o coordenador do Programa de Turismo do Sebrae na Bahia, Richard Alves, `esse programa não é simplesmente mais um. O `Boas Vindas`possui aspectos diferenciados, como a amplitude que permite atender todo o segmento da região, representado por 500 hotéis, 200 restaurantes e mais de 60 agências de turismo. Outro aspecto importante são os conteúdos e metodologias, desenvolvidos especificamente para o empresário do turismo`, explica.

Trabalho conjunto:

Com o programa é possível trabalhar o empresário e o funcionário ao mesmo tempo, ressalta o coordenador. O Sebrae atua na capacitação dos empresários e o Senac atende os funcionários. `A aplicação do programa contribui, principalmente, para conscientizar o empresário sobre a importância de investir no funcionário`, destaca Richard.

Além da Costa do Descobrimento, o `Boas Vindas` é implantado em outras seis zonas turísticas: Costa dos Coqueiros, Baía de Todos os Santos Costa do Dendê, Costa do Cacau, Costa das Baleias e Chapada Diamantina.

Uma das ações do `Boas Vindas`que tem gerado elogios por parte dos empresários da Costa do Descobrimento é o Clube da Excelência no Turismo. Os integrantes reúnem-se para trocar conhecimentos e experiências buscando a excelência dos negócios e resultados para as empresas. Eles envolvem-se no processo de melhoria do turismo na Costa do Descobrimento. O clube também contribui para que os participantes compreendam que a qualidade de suas atitudes norteia o rumo dos seus negócios.

`No Clube de Excelência recebemos um soco bem forte na barriga, logo na primeira pergunta: Qual era o nosso negócio? Isto nos deu a oportunidade de fazer uma reflexão profunda sobre a empresa de uma forma geral, nos ajudando a refazer os objetivos, metas, valores e a missão. Atualmente revitalizamos e colocamos em prática algumas ações dentro da empresa que estavam adormecidas e estamos refazendo os planos e rotinas de todos os setores`, comemora a proprietária da Pataxó Turismo, Maria Luisa.

`Posso dizer que o Clube da Excelência, como uma ação do Programa `Boas Vindas`tem sido fundamental em nosso processo de profissionalização. Estamos coletando informações sobre nossos funcionários e organizando arquivos. Modificamos e atualizamos nosso site. Buscamos, por meio de mailings, informações pertinentes ao nosso serviço, segurança, conforto, preço e localização`, explica o proprietário do hotel Arraial Hostel, Mauricio Resende.

Os encontros acontecem em todas as localidades da Costa do Descobrimento a cada 15 dias, em Porto Seguro, Arraial d `Ajuda, Trancoso, Caraíva, Santa Cruz de Cabrália e Belmonte. O programa é desenvolvido com 24 encontros em cada uma dessas localidades, totalizando 144 encontros, com 120 empresários.

Parceria de sucesso:

O `Boas Vindas` integra o Programa de Desenvolvimento Turístico (Prodetur), desenvolvido pelos governos dos estados do Nordeste, com o apoio do governo Federal, e financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O Prodetur, em sua primeira etapa na Bahia, realizou investimentos em infra-estrutura e desenvolvimento institucional, melhoria dos órgãos de turismo. Os recursos foram de US$ 670 milhões para os estados do Nordeste.

Agora, na fase II do Prodetur/NE, os três componentes a serem financiados são: Fortalecimento da Capacidade Municipal de Gestão do Turismo; Planejamento Estratégico, Treinamento e Infra-estrutura para o Crescimento Turístico; e Promoção de Investimentos no Setor Privado.

Dentro desse último componente é onde entram as ações do Sebrae para capacitação empresarial, com o programa `Boas Vindas`, e do Senac para capacitação profissional, com os atuais e potenciais trabalhadores no turismo.

Fonte: Sebrae

Del Valle Editoria
Contato: vininha@vininha.com

  
  

Publicado por em