Projeto quer explorar potencial turístico de Presidente Figueiredo-AM

Atrativos naturais da cidade de Presidente Figueiredo, localizada a cerca de 100 quilômetros de Manaus, no Amazonas, estão sendo comparados aos da cidade sul-mato-grossense de Bonito, um verdadeiro paraíso ecológico e que atrai, por exemplo, os amantes do

  
  

Atrativos naturais da cidade de Presidente Figueiredo, localizada a cerca de 100 quilômetros de Manaus, no Amazonas, estão sendo comparados aos da cidade sul-mato-grossense de Bonito, um verdadeiro paraíso ecológico e que atrai, por exemplo, os amantes do mergulho, que pode ser praticado nas águas cristalinas do lugar.

E foi por causa das semelhanças entre as cavernas, grutas, riachos, corredeiras e dos esportes de aventura praticados nos dois locais, que um grupo de empresários, donos de estabelecimentos focados no turismo, esteve em Bonito para conhecer as peculiaridades do lugar e aplicar experiências bem-sucedidas na cidade amazonense.

O gestor do Projeto de Desenvolvimento do Turismo em Presidente Figueiredo, no Sebrae no Amazonas, Carlos Fábio de Souza, explicou que as semelhanças entre as duas cidades são grandes, não apenas nos aspectos naturais, como também em termos de população, já que ambas possuem em torno de 20 mil habitantes.

Além disso, 90% dos atrativos naturais estão em propriedades particulares. No entanto, completa Carlos Fábio de Souza, 80% dos turistas que visitam Bonito são provenientes de outros estados.

`Já em Presidente Figueiredo, os turistas são os próprios manauaras que visitam a cidade em um ou dois dias`, disse.

A idéia do projeto coordenado pelo Sebrae e por parceiros (prefeitura e Senac) é estruturar a cidade e prepará-la para receber a demanda turística.

`Em Bonito, por exemplo, os visitantes permanecem pelo menos cinco dias na cidade. Isso gera mais renda e desenvolve a economia do local`, compara.

Segundo Carlos Fábio, ainda não há um levantamento exato do volume de turistas que visita o local.

Vilma Mota de Ouro, dona da Pousada da Vilma, visitou Bonito e acredita que é preciso que mais investimentos sejam aplicados em Presidente Figueiredo para dar a infra-estrutura necessária para atender ao turista.

Em sua pousada, Vilma recebe em torno de 40 pessoas por mês na alta estação, fluxo que se concentra nos fins de semana.

`Seria importante que, pelo menos nos meses de alta estação, a pousada estivesse ocupada durante toda a semana e não apenas nos finais de semana. Isso é fundamental para o crescimento dos setores que estão envolvidos com o turismo`, diz Vilma.

O roteiro turístico da cidade de Presidente Figueiredo é um dos cerca de 400 novos roteiros lançados em junho, pelo governo federal.

A proposta do Sebrae com a implantação do projeto turístico na cidade é aumentar a taxa média de ocupação em 10% nos próximos dois anos, elevando em 15% ao ano o fluxo turístico no município e melhorando o grau de satisfação dos visitantes, principalmente quanto à qualidade dos serviços prestados, em pelo menos 8%, no mesmo período.

Para tanto, o Sebrae e os parceiros estão investindo cerca de R$ 2 milhões, em ações como a qualificação profissional em empresas dos setores de serviços, como restaurantes, bares e meios de hospedagem.

`É um dos maiores problemas que temos. A qualidade dos serviços ainda não atende ao que seria necessário para suprir a demanda do turista`, disse Carlos Fábio de Souza.

Outras ações são a reativação do Conselho de Turismo local, a sensibilização do visitante quanto à preservação do ambiente natural, e a realização de pesquisas qualitativas do grau de satisfação do cliente.

Fonte: Sebrae

  
  

Publicado por em

Edivaldo fontes

Edivaldo fontes

21/04/2009 13:02:39
Muito bom saber que isso vem despertando interesse na gente da terra, gostei muito do comentário do Edilso e Eduardo.

Edilson Navarro

Edilson Navarro

27/10/2008 17:19:09
Oi pessoal, legal por estarem divulgando esses dados.Hoje existe mais um grupo formado e preparados para receber nossos visitantes esses são os "AGUIAS" ASSOCIAÇÃO DE GUIAS DE SELVA esses profissionais foram formados pelo CETAM são Técnicos em Guia de Turismo credenciados pelo MINISTERIO DO TURISMO E EMBRATUR,queremos parcerias que tenha responsabilidade e acima de tudo comprometimento em desenvolver ainda mais o turismo em Presidente Figueiredo assim como vocês!!!!
Assina EDILSON NAVARRO E EDUARDO RIBEIRO
NOSSOS CONTATO (92)9112-5336 /9190-4871