Puerto Varas: a natureza em sua melhor forma

Lagos, vulcões e mata virgem são algumas das atrações da pequena cidade chilena

  
  
Puerto Varas abriga o parque nacional Vicente Pérez Rosalez, criado em 1926 e o mais antigo do país

Aos ambientalistas, naturalistas ou apenas amantes da natureza, um aviso: inclua Puerto Varas em sua próxima viagem. Distante 960 quilômetros de Santiago, a simpática cidadezinha, repleta de casas de madeira que remetem à colonização alemã, é reconhecida como Monumento Nacional do Chile.

Puerto Varas abriga o parque nacional Vicente Pérez Rosalez, criado em 1926 e o mais antigo do país. Com abrangência de 253.780 hectares e altitudes que variam entre 50 e 3.491 metros acima do nível do mar, o parque, que faz fronteira com a Argentina, preserva trechos inteiros de mata virgem e abriga o deslumbrante lago Todos os Santos. Outra atração são as corredeiras do rio Petrohué, ideal para a prática de rafting e canoagem.

Também faz parte das maravilhas de Pérez Rosalez o imponente vulcão Osorno. Constantemente comparado ao Monte Fuji por sua aparência, o Osorno é um dos mais ativo dos Andes, com 11 erupções históricas registradas entre 1575 e 1869. As encostas mais elevadas do vulcão de 2.652 metros de altitude são quase totalmente cobertas de geleiras. Também fazem parte do “acervo” do parque os vulcões Puntiagudo e Tronador.

Para explorar o parque, a sugestão é o Cruce Andino (www.cruceandino.com), circuito que, desde 1913, convida o viajante a experimentar a aventura de navegar a cordilheira dos Andes e se maravilhar com bosques nativos, quedas-d'água e rios com águas límpidas de um azul encantador.

Onde ficar
A hospedagem em Puerto Varas atende às diversas exigências de preço e necessidades. Entre os melhores lugares para ficar estão Cabañas del Lago Hotel (www.cabanasdellago.cl), Hotel Cumbres Patagônicas (www.cumbrespatagonicas.cl), Hotel Patagônico (www.hotelpatagonico.cl) e Solace (www.solacehotel.cl).

No Cabaña del Lago, as 130 acomodações dão vista para o lago Llanquihue. Piscina climatizada, sauna, salas de massagens e jacuzzi são alguns dos atrativos do hotel, que conta ainda com sala de leitura, salão de jogos, academia e espaço kids.

O hotel Cumbres Patagônicas conta com 92 acomodações, divididas em categorias superior, luxo, suíte e presidencial. Todas têm ar condicionado, aquecedor central, sistema wi-fi, TV tela plana, cofre e frigobar.

Fortemente influenciado pela cultura chilena, o Hotel Patagônico é um deleite para os sentidos. Nas paredes, versos de poetas chilenos substituem os quadros, e toda a decoração é feita com materiais nobres e artefatos feitos à mão. Nos jardins, plantas nativas reforçam o conceito do hotel de aliar sofisticação e ancestralidade. Os 91 apartamentos são amplos e possuem um desenho exclusivo.

Moderno e apto a satisfazer às necessidades dos mais variados perfis de hóspedes, o Solace conquistou as certificações ISSO 9001 em 2008. Os 62 quartos possuem vista privilegiada para os pontos turísticos da cidade, como a Catedral, o lago e os vulcões.

Fonte: AD Comunicação & Marketing

  
  

Publicado por em