Quatro em cada dez brasileiros viajam anualmente pelo Brasil

O brasileiro está viajando mais no País e busca cada vez mais conforto. Quatro pessoas em cada grupo de dez fazem algum tipo de viagem no ano, o que significa 40% da população viajando. Elas estão deixando de se hospedar em casa de parentes e amigos, busc

  
  

O brasileiro está viajando mais no País e busca cada vez mais conforto. Quatro pessoas em cada grupo de dez fazem algum tipo de viagem no ano, o que significa 40% da população viajando. Elas estão deixando de se hospedar em casa de parentes e amigos, buscando hotéis e pousadas. O transporte utilizado para essas viagens tem sido o carro próprio, que supera o ônibus.

Essas informações foram colhidas em pesquisa inédita do Ministério do Turismo, que avalia a movimentação do turismo doméstico brasileiro. Realizada por intermédio da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), a pesquisa ouviu moradores de 30 mil domicílios urbanos, representando um universo de cem mil pessoas em todas as regiões do Brasil, com renda mensal entre um a mais de 30 salários mínimos. Os primeiros resultados foram divulgados pelo ministro Walfrido dos Mares Guia na quinta-feira (16/3).

Os dados mostram também que o hábito da população está mudando. Hoje o turista brasileiro tem condições de buscar mais conforto e agilidade. A hospedagem em casa de amigos, apesar de ainda ser a mais utilizada pelo viajante, registrou uma queda de cerca de 5%, enquanto a ocupação em hotéis e pousadas cresceu na mesma medida.

O ônibus de linha, que era a forma de deslocamento mais utilizada pelos entrevistados em 2002, quando foi realizada uma sondagem sobre o tema, perdeu para o carro próprio. A viagem com automóvel passou de 39% para 48,5%, enquanto o uso do ônibus de linha como meio de transporte caiu de 29,1% para 21,7%. Ao mesmo tempo, a viagem de avião cresceu de 13% para 15/%.

Quem viaja mais :

Os brasileiros que mais viajam são os residentes em São Paulo, que também é o estado que mais recebe turistas. O cearense é o que menos deixa seu estado para viajar. A pesquisa também indica a tendência do viajante de realizar passeios em seu próprio estado. A meta da Fipe é alcançar 36 mil domicílios urbanos pesquisados, ampliando os resultados obtidos até o momento, o que deverá acontecer até o final do mês de abril.

A pesquisa do Ministério do Turismo, a mais ampla realizada por uma instituição pública em âmbito nacional e em número de entrevistas domiciliares, reflete uma realidade do governo do Presidente Luís Inácio da Silva “que é o crescimento da oferta de empregos, com a conseqüente ampliação da capacidade de consumo das famílias, permitindo uma melhoria significativa no modo de vida da população”, explica o ministro Walfrido dos Mares Guia.

O ministro do Turismo chama a atenção para o fato de que em janeiro deste ano os desembarques nacionais somaram 4.117.279, o maior registrado neste mês desde o ano 2000. Em relação a janeiro do ano passado, quando foram computados 3.540.104 de desembarques, representa um crescimento de 18%.

O resultado parcial dos vôos domésticos mostra uma tendência positiva para este ano e reafirma a expectativa de que a meta de 54 milhões de desembarques nacionais será alcançada com tranqüilidade.

Fonte: Ascom MTur

Del Valle Editoria
Contato: vininha@vininha.com

  
  

Publicado por em

Victor Paiva

Victor Paiva

06/05/2010 21:54:26
Olá eu sou estudante de Turismo e estou prestes a me formar em Guia de Turismo Regional na cidade de Cunha SP. Gostei muito desse texto, estou fazendo o meu trabalho de conclusão de curso e ele vai ser muito útil. Obrigado [ Vih Paiva ]