Região do Seridó-RN ganha roteiro turístico que destaca as riquezas naturais

Os caminhos com destino ao semi-árido da região Seridó do Rio Grande do Norte estão em um roteiro turístico, o primeiro minuciosamente pesquisado e desenvolvido de forma planejada, que destaca as riquezas naturais e a cultura do sertanejo em sete municípi

  
  

Os caminhos com destino ao semi-árido da região Seridó do Rio Grande do Norte estão em um roteiro turístico, o primeiro minuciosamente pesquisado e desenvolvido de forma planejada, que destaca as riquezas naturais e a cultura do sertanejo em sete municípios. O Sebrae no RN e o governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo, lançam na sexta-feira (25/11), às 18h, no Auditório Albano Franco, o Roteiro Seridó.

Os profissionais de agências de viagens e operadores de turismo vão conhecer um completo catálogo de serviços e operação do roteiro turístico do Rio Grande do Norte.

O Roteiro Seridó foi desenvolvido com base em informações coletadas em sete, dos 17 municípios do pólo turístico da Região: Acari, Caicó, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Jardim do Seridó e Parelhas. O trabalho foi realizado pela Creato Oficina de Roteiros, uma empresa de consultoria especializada em gestão de projetos de turismo, cultura e educação.

Inicialmente são sugeridos cinco roteiros específicos com os temas: Caatinga e Cultura (Ecocultural); Natureza, Aventura e Ação (Aventura); Conhecimento e Lazer (Pedagógico); Diversão e Gastronomia (Melhor Idade) e História e Arqueologia (Histórico).

As informações foram amplamente discutidas entre técnicos e consultores do Sebrae-RN e do Governo do Estado, empresários da região e prefeitos dos municípios envolvidos.

O desafio era transformar em informações concisas, a realidade e os potenciais de cada destino, oferecendo aos profissionais responsáveis pela divulgação, um mix de informações atualizadas. Onde havia o potencial e faltava foco para esse mercado, houve a intervenção dos parceiros, com sugestões e medidas capazes de potencializá-lo.

O Roteiro Seridó mostra como esses destinos podem ser trabalhados por agentes de viagem e operadoras de turismo e apresenta a infra-estrutura da qual dispõe determinado município.

Informações básicas, mas fundamentais, como as distâncias a serem percorridas entre os municípios, o tempo gasto nesses percursos, além de uma programação com um rico conjunto de atividades que podem ser escolhidas de acordo com cada demanda de mercado e perfil do grupo de turistas.

`Estamos mostrando aos agentes de viagem e operadores as reais condições do destino para onde pretendem levar os turistas`, explica o superintendente do Sebrae no RN, José Ferreira de Melo Neto.

A região Seridó norte-rio-grandense é um dos cinco pólos turísticos do Estado. O mapeamento das potencialidades dos demais pólos e as melhores formas de incluir as atrações em roteiro continuam sendo estudados pelo Sebrae no Estado e o governo local. A escolha dessa região para profissionalizar a interiorização do turismo também obedeceu aos critérios técnicos.

O roteiro tem por objetivo manter o turista durante, pelo menos, dez dias na região, permitindo que conheça as belezas naturais e interaja com a história e costumes da população. Dos 17 municípios seridoenses, foram selecionados sete onde já havia algum trabalho desenvolvido ou com infra-estrutura mais desenvolvida.

`Com a implantação do Roteiro Seridó, estaremos reescrevendo a história do turismo do Rio Grande do Norte`, enfatiza o superintendente do Sebrae no RN.

O roteiro da Região do Seridó traz as opções gastronômicas e os lugares onde é possível explorar os mais diversos tipos de turismo, seja de aventura, ecológico, cultural ou mesmo religioso.

A região poderá ser contemplada do alto de uma serra ou apreciada da varanda de uma fazenda. Nessa direção, sem bússola e com um verdadeiro mapa em mãos, é mais difícil se perder.

Fonte: Sebrae - RN

  
  

Publicado por em

Eliomar Dias

Eliomar Dias

06/05/2009 11:50:18
Quem quiser conhecer o seridó entre contato com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte-campus Currais Novos, pois encontram estudandes de turismo, eles podem ajudar a todos que tiverem interesse em conhecer o Seridó

Eliabe Vasconcelos

Eliabe Vasconcelos

23/04/2009 20:20:14
Nos ùltimos anos vemos notoriamente o crescimento do seridó norte-riograndense, cuja importancia econômica e cultural, vem potencializando o desenvolvimento do nosso Estado. É isso aí, investimentos e mais investimento no seridó! Eliabe Vasconcelos, Lucrécia-RN

Ana Paula

Ana Paula

12/09/2008 08:01:51
Que agência de Turismo faz esse roteiro? Fiquei muito interessada em conhecer o Seridó. Como faço para fazer o ecoturismo? Com quem entro em contato?

Fernanda oliveira dantas karabitcheus

Fernanda oliveira dantas karabitcheus

27/08/2008 15:55:09
isso é muito bom,pras pesquisas das crianças,PARABÉNS!!PARABÉNS!!!