Região Sul de São Paulo terá plano de desenvolvimento de ecoturismo

O ecoturismo nas duas APAs e no Parque pode atrair milhares de visitantes e apreciadores da natureza, além de contribuir para desenvolver a economia

  
  

O secretário municipal para Assuntos de Turismo e presidente da São Paulo Turismo (SPTuris), Wilson Poit, passou o fim de semana percorrendo o extremo sul da cidade para conhecer a infraestrutura e os atrativos locais e iniciar estudos para um plano de desenvolvimento turístico do local, agora oficialmente chamado de Polo de Ecoturismo Parelheiros/Marsilac/Bororé, após a Câmara Municipal aprovar a lei 15.953/2014 em janeiro deste ano.

A região, que abrange o território das subprefeituras de Parelheiros e Capela do Socorro, inclui também uma parte do Parque Estadual da Serra do Mar, patrimônio natural brasileiro, e as duas Áreas de Proteção Ambiental (APAs) da cidade, chamadas de Bororé-Colônia e Capivari-Monos que, juntas, ocupam 25% do território municipal.

Segundo o secretário especial para Assuntos de Turismo e presidente da SPTuris, Wilson Poit, toda a região possui grande potencial turístico ainda latente.

“O ecoturismo nas duas APAs e no Parque pode atrair milhares de visitantes e apreciadores da natureza, além de contribuir para gerar empregos e desenvolver a economia de forma sustentável”, disse ele, que ficou três dias hospedado nas proximidades para conhecer de perto alguns dos pontos de interesse turístico.

O secretário e sua equipe estiveram em uma aldeia indígena, percorreram trilhas, conheceram cachoeiras e visitaram a Cratera da Colônia, importante formação geológica, além de locais para hospedagem e monumentos histórico-culturais.

“A proposta é fazer um esforço entre secretarias municipais e outros órgãos para montar um plano de desenvolvimento da região, com medidas para melhorar a infraestrutura do local. Estamos prevendo a instalação de sinalização, o reparo de estradas, a melhoria do Ponto de Atendimento ao Turista, a implantação de ciclorrotas e roteiros por trilhas e o treinamento de moradores locais para receber visitantes”, destacou Poit.

O presidente da SPTuris também liderou uma reunião da qual participaram o subprefeito de Parelheiros, Nilton Oliveira, representantes da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente e da Secretaria de Governo Municipal, além de pequenos empresários e empreendedores locais, guias e agentes de turismo, membros de conselhos turísticos e moradores da região.

Na oportunidade, os participantes apresentaram algumas sugestões para fomentar o turismo naquela área. Todas as recomendações foram anotadas e serão levadas ao grupo de trabalho na Prefeitura de São Paulo responsável pelo projeto de melhoria da região.

Um novo encontro entre os envolvidos está agendamento para julho, quando as propostas concretas serão apresentadas, com metas de curto, médio e longo prazos.

“Um dos itens que já será iniciado pela SPTuris ainda este mês e incluído no projeto é a criação de um site específico com informações sobre esse polo de ecoturismo de São Paulo”, afirmou o presidente da SPTuris.

Visite: www.revistaecotour.com.br

Fonte : Lilian Natal

  
  

Publicado por em