Renomados profissionais do Ecoturismo reúnem-se para debates em Araxá-MG

Renomados profissionais da área de Ecoturismo reunir-se-ão no SESC/Pousada de Araxá, em Minas Gerais, para debaterem sobre a realidade brasileira do setor. Entre os debatedores estão o Secretário de Políticas do Ministério do Turismo, Sr. Milton Zuanaz

  
  

Renomados profissionais da área de Ecoturismo reunir-se-ão no SESC/Pousada de Araxá, em Minas Gerais, para debaterem sobre a realidade brasileira do setor.

Entre os debatedores estão o Secretário de Políticas do Ministério do Turismo, Sr. Milton Zuanazzi; o Gerente do Programa Nacional de Ecoturismo do Ministério do Meio Ambiente, Sr. Luiz Fernando Ferreira; o Diretor de Descentralização da Secretaria de Estado do Turismo de Minas Gerais, Sr. Ronildo Araújo Machado e a Dra. Leide Yassuco Takahashi, da Fundação O Boticário.

Também confirmaram presença o Diretor de Gestão Operacional da Fundação de Parques Municipais, Sr. Clair José Benfica; o Coordenador do Projeto de Ecoturismo da Mata Atlântica da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Sr. Sérgio Salazar Salvati e o Chefe de Gabinete da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Sr. Hélio Rabelo, entre outros.

Temas como o Ecoturismo em áreas protegidas; a certificação em turismo sustentável; planos, programas, políticas e planejamento do Ecoturismo; educação, interpretação e sensibilização ambiental; ensino, pesquisa e profissionalização do Ecoturismo; desenvolvimento e participação comunitária na atividade turística farão parte do debate nos dias 08 e 09 de setembro de 2005.

A abertura do evento será na noite do dia 07 de setembro, quarta-feira.

O dia 10, sábado, está reservado aos participantes as saídas para as visitas técnicas, inclusive ao Parque Nacional da Serra da Canastra. Simultaneamente, acontecerá o Encontro Regional sobre Planejamento em Ecoturismo, no SESC/Pousada de Araxá, direcionado para prefeitos, secretários de turismo e de meio ambiente, e gestores de circuitos.

Durante o encerramento do evento, no dia 11 de setembro, domingo, acontecerá o lançamento das Diretrizes para o Ecoturismo no Estado de Minas Gerais, pela Secretaria de Estado do Turismo de Minas Gerais.

Araxá possui inúmeros atrativos: o Grande Hotel e as Termas, os Centros de Educação Ambiental da Bungüe e da CBMM, o complexo Horizonte Perdido – local de prática de vôo livre, várias fazendas onde se desenvolve o turismo rural, além de uma rica história, artesanato variado e os tradicionais doces.

Fonte: Cooperatur

  
  

Publicado por em