Rio de Janeiro será sede de dois grandes eventos do turismo

O Rio de Janeiro vai ser a capital do turismo, no período de 24 a 30 de outubro. Dois dos maiores eventos do setor vão acontecer na cidade maravilhosa, nesse período: a 2ª edição do `Fórum Mundial de Turismo para a Paz e Desenvolvimento Sustentável`ou `De

  
  

O Rio de Janeiro vai ser a capital do turismo, no período de 24 a 30 de outubro. Dois dos maiores eventos do setor vão acontecer na cidade maravilhosa, nesse período: a 2ª edição do `Fórum Mundial de Turismo para a Paz e Desenvolvimento Sustentável`ou `Destinations 2005`, como é chamado; e a `Feira das Américas - Abav 2005`.

O primeiro será realizado no Forte de Copacabana, de 24 a 26 de outubro, com a presença do diretor-técnico do Sebrae Nacional, Luiz Carlos Barboza, na mesa de abertura do Fórum.

O segundo evento, a Feira das Américas - Abav 2005, acontece no período de 26 a 30 de outubro, no Riocentro, e é considerado o maior evento do setor turístico na América Latina. Simultaneamente, ocorrerá o 33º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens da Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagens).

Para o ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, o Fórum Mundial de Turismo não é uma iniciativa governamental, mas da sociedade civil.

O evento é apoiado pelo governo brasileiro em parceria com o Instituto de Hospitalidade (IH), pelas Nações Unidas (ONU), e todo o setor no Brasil.

`A idéia é formar uma corrente de dezenas de elos que estão cada vez mais fortes para que nós possamos, por meio desses eventos, discutir como resolver os problemas brasileiros`, afirmou o ministro no lançamento dos dois eventos, no Palácio da Guanabara, em 16 de agosto passado.

Dentro da programação do `Destinations 2005`, está previsto o Encontro do Movimento Brasileiro de Turismo e Cultura (MBTC), no dia 25, quando serão apresentados os resultados dos sete destinos turísticos implantados pelo convênio firmado entre Sebrae e o Instituto de Hospitalidade, sendo eles: Aracati (CE), Penedo (AL), Centro Histórico de Salvador (BA), Bonito (MS), Cidade de Goiás (GO), Santa Tereza (RS) e Diamantina (MG). Esse convênio prevê a estruturação e inserção de 24 novos destinos turísticos no País, até o fim de 2006.

Ainda no dia 25, o debate sobre `Cultura brasileira da hospitalidade`será mediado pelo gerente da Unidade de Atendimento Coletivo - Comércio e Serviços do Sebrae Nacional, Vinicius Lages, no Encontro MBTC.

Feira das Américas

Cerca de 4,8 mil agentes de viagem deverão participar da `Feira das Américas - Abav 2005` e do 33º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens. Aproximadamente 700 empresas expositoras estarão apresentando seus produtos em estandes no Riocentro, entre elas, companhias aéreas, redes hoteleiras, operadoras de turismo, cartões de crédito, locadoras de automóveis, seguros de viagem e destinos nacionais e internacionais.

Trinta e três delegações estrangeiras já confirmaram presença no evento. Dois mil profissionais estão trabalhando na montagem dos estandes nos cinco pavilhões do Riocentro, desde o dia 19.

Os projetos de turismo apoiados pelo Sebrae estarão sendo expostos nos estandes das secretarias estaduais de turismo na Feira das Américas.

Proagência

No dia 26, durante a reunião do conselho diretor da Abav, serão apresentados os primeiros resultados do Projeto de Desenvolvimento Setorial em Agenciamento e Operações Turísticas - Proagência, fruto da parceria estabelecida entre Sebrae e a entidade, em julho deste ano.

Esse projeto visa o fortalecimento do receptivo brasileiro. Uma proposta de modelo de gestão, portal, estrutura de pesquisa do setor de turismo e cronograma das próximas etapas do projeto serão demonstradas aos diretores da Abav, nessa reunião.

Encontro Sebrae do Setor de Turismo

Aproveitando a realização dos dois grandes eventos de turismo no Rio de Janeiro, o Sebrae vai reunir cerca de cem gestores estaduais dos projetos de turismo da Instituição, no dias 26 e 28, no Centro de Design do Senac Rio. O evento será realizado das 9h às 18h, no dia 26, e das 9h às 13h, no dia 28.

Na programação constam painel sobre a Gestão Estratégica Orientada para Resultados (Geor) do Sebrae, apresentação da implantação dos roteiros Estrada Real, Serra Gaúcha e Estado da Bahia, gestão dos projetos, envolvendo dinâmica de gerenciamento, relação com os parceiros, integração com outras cadeias produtivas, entre outros. Debates e palestra sobre marketing turístico também estão previstos no encontro de técnicos do Sebrae.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em