Rota 040 ganha publicação para incentivar turismo na região

Na quarta-feira 17 de agosto, às 19h, o Sebrae no Rio, lançou o `Guia da Rota 040 - Caminho Novo`, durante o evento `Centro Sul Negócios`, no município de Três Rios. O objetivo da publicação é divulgar o novo destino turístico do Estado do Rio, composto p

  
  

Na quarta-feira 17 de agosto, às 19h, o Sebrae no Rio, lançou o `Guia da Rota 040 - Caminho Novo`, durante o evento `Centro Sul Negócios`, no município de Três Rios. O objetivo da publicação é divulgar o novo destino turístico do Estado do Rio, composto pelos municípios de Areal, Sapucaia, Três Rios, Comendador Levy Gasparian, Paraíba do Sul, Paty do Alferes e Miguel Pereira.

A publicação, voltada para operadores de viagem e agentes de turismo, apresenta toda a diversidade que a região oferece em potencial turístico, hotelaria, alimentação, atividades culturais e artesanato.

O trabalho é fruto de um trabalho integrado entre o Sebrae no Rio, as sete prefeituras dos municípios envolvidos, os 117 empresários que participam do projeto e cerca de 150 artesãos.

Participam do lançamento do guia, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mauricio Chacur; o presidente da Fecomércio-RJ e do Conselho Deliberativo do Sebrae no Rio, Orlando Diniz; o diretor-superintendente do Sebrae no Rio, Sergio Malta; os prefeitos de Três Rios, Celso Alencar Ramos Jacob; de Areal, Laerte Kalil de Freitas; de Paraíba do Sul, João Vicente de Souza Ferreira; de Comendador Levy Gasparian, Irineu Duarte Guiraldello, e de Sapucaia, Moisés Coutinho.

Ainda participam do evento, Vicente Guedes, presidente da Associação de Prefeitos Municipais do Estado do Rio de Janeiro; Julio Cezar Rezende Freitas, secretário de Indústria e Comércio de Três Rios, presidente do Sicomércio e vice-presidente regional da Fecomércio-RJ; e Raphael Santiago, presidente da Associação dos Empreendedores de Turismo da Rota 040 (Aetur).

Peça teatral e seminário:

Durante a solenidade de lançamento da publicação, foi apresentada a peça `Novo Caminho Novo`, que retrata com emoção a abertura da histórica via de escoamento do ouro de Minas Gerais até o Rio de Janeiro.

Esse caminho originou o surgimento da região e a apresentação teatral enfoca seu principal personagem, Garcia Rodrigues Paes, no período de 1681 a 1711.

O guia, publicado pelo Sebrae, pode ser conferido no Salão do Projeto Rota 040 de Artesanato e Turismo, que visou divulgar e comercializar os circuitos turísticos da região.

Ainda na quarta-feira (17/8), representantes de todas as entidades parceiras no projeto traçaram ações futuras e avaliaram os resultados já alcançados com a organização e união de todos em benefício do desenvolvimento do turismo na região.

O `I Seminário de Turismo da Rota 040`aconteceu das 14h às 17h30 e apresentou o cenário do turismo no Brasil e o potencial de desenvolvimento do novo destino turístico no interior na região.

O objetivo principal foi divulgar aos empresários e empreendedores da cadeia de turismo local os programas para o desenvolvimento do setor nos âmbitos federal e estadual.

O evento foi aberto com apresentação do Sebrae no Rio sobre o Projeto Rota 040 de Artesanato e Turismo. Em seguida, representantes do Ministério do Turismo e da TurisRio apresentarão o Plano Nacional de Turismo e Produção Associada ao Turismo e o Plano Estadual de Turismo. Representante da Associação Brasileira de Agentes de Viagem (Abav) falou sobre `O negócio do turismo`. A programação foi encerrada com palestra de representante do Instituto Estrada Real, de Minas Gerais.

Fonte: Sebrae

  
  

Publicado por em