São Bento do Sapucaí-SP realiza hoje o da 1º Festival da Banana

A Cooperativa Mista Agro-Artesanal Comunitária do Vale do Paiol Grande, de São Bento do Sapucaí, promove nesta sexta-feira (29) o 1º Festival da Banana. Na programação, palestras técnicas para os produtores e outras atrações para o público, como concurso

  
  

A Cooperativa Mista Agro-Artesanal Comunitária do Vale do Paiol Grande, de São Bento do Sapucaí, promove nesta sexta-feira (29) o 1º Festival da Banana. Na programação, palestras técnicas para os produtores e outras atrações para o público, como concurso gastronômico e exposições, além de shows musicais e apresentações folclóricas.

O objetivo do evento é divulgar o principal produto agrícola do município e seus derivados, como o artesanato.A cooperativa reúne 32 produtores de banana e artesãos da região localizada próxima a Serra da Mantiqueira, que pretendem incluir o festival no calendário do município.

Com o festival, a cooperativa quer divulgar os seus produtos e arrecadar recursos para terminar as obras da sede, aproximar produtores, parceiros e instituições de pesquisa, transmitir informações técnicas aos
associados e divulgar a bananicultura como principal atividade agrícola do município.

Na programação consta a escolha dos dois pratos típicos do município, concurso de banana – premiando o maior cacho – e apresentação de derivados, incluindo o lançamento de uma farinha à base do produto, do tipo farinha Láctea, desenvolvida pelo Departamento de Engenharia da Alimentação da Universidade de Taubaté (Unitau).

No Estado de São Paulo, a produção de banana de São Bento do Sapucaí só se compara à do Vale do Ribeira. São 55 toneladas por semana e mais de 30 produtores, que vendem principalmente em São José dos Campos e em Taubaté.

O Sebrae-SP está apoiando a organização e montagem do evento. Desde o início do ano passado o escritório está implantando o Programa de Desenvolvimento do Turismo Receptivo (PDTR).

Três grupos de atuação já foram constituídos:

-desenvolvimento de produtos turísticos

-sensibilização e envolvimento da comunidade

-desenvolvimento de infra-estrutura turística.

Os principais setores a serem trabalhados são o artesanato de fibra de bananeira e o ecoturismo.

Serviço:

Evento: 1º Festival da Banana de São Bento do Sapucaí

Data: Sexta-feira, 29/11, das 8h às 17h

Local: Centro Cultural Paiol Grande (Estrada do Paiol Grande, km 5 – São Bento do Sapucaí)

Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae-SP

  
  

Publicado por em