São Paulo lança guia de roteiros turísticos

Apresenta uma surpreendente oferta de opções turísticas contemplando todos os perfis de público

  
  

Praias paradisíacas, belos cenários nas montanhas, lugares históricos, variadas opções de turismo de aventura. Poucos sabem, mas tudo isso pode ser encontrado no estado de São Paulo, a poucos quilômetros da capital e consta dos 55 roteiros que integram o guia “Roteiros Paulistas”, lançado na manhã da quarta-feira (9/4).

A publicação com 236 páginas, desenvolvida pelo Governo do Estado, através do Comitê Paulista 2014 e da Secretaria de Turismo, apresenta a brasileiros e estrangeiros uma surpreendente oferta de opções turísticas contemplando todos os perfis de público.

Durante a cerimônia de lançamento, o governador Geraldo Alckmin, acompanhado do ex-governador José Serra idealizador do Museu do Futebol, salientou que o guia “Roteiros Paulistas” é um convite de São Paulo para receber com carinho, qualidade e competência os turistas do Mundial.

“Estamos a pouco mais de dois meses da abertura da Copa e temos no turismo um grande gerador de emprego e renda. Devemos receber 300 mil estrangeiros do total de 1,2 milhão turistas previsto para São Paulo. Os brasileiros de São Paulo vão receber 15 seleções, que escolheram o Estado para ficar. Temos um DNA cosmopolita, de gente formada pelos quatro cantos do Brasil e do mundo e isso faz se sentir em casa”, avaliou.

Anfitrião da manhã, o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo Júlio Semeghini reiterou que o lançamento do guia Roteiros Paulistas é mais um ato que aproveita ao máximo a oportunidade de fazer desenvolvimento e gerar renda a partir da Copa.

“O guia é para entrar em campo com o time do turismo e alavancar o desenvolvimento econômico. A gente aproveita a Copa para divulgar as oportunidades”, comemorou o secretário que ao final da cerimônia contou aos jornalistas que já elencou roteiros inéditos para realizar.

A publicação traz roteiros definidos de acordo com o perfil dos turistas das copas e do curto período que terão disponível entre os jogos. São 55 roteiros em 49 municípios, a até 300 quilômetros da capital, com opções de um, dois ou três dias e que mostram a variedade dos destinos paulistas, muito além dos negócios. São quatro temas: sol e praia, cultura e lazer, comer e beber e aventura e natureza.

“O guia reúne os principais atrativos, ao redor da capital paulista, para ajudar o visitante a organizar sua viagem ao estado durante e depois da Copa. Uma estratégia de promoção de uma parte surpreendente do estado de São Paulo que muita gente ainda não conhece”, acrescenta Raquel Verdenacci, coordenadora executiva do Comitê Paulista 2014.

Disponível em três idiomas: português, inglês e espanhol, o Roteiros Paulistas será enviado a multiplicadores da informação para os visitantes, como agências e órgãos de turismo, companhias aéreas, consulados e federações de futebol dos países participantes da Copa do Mundo, prefeituras paulistas e à imprensa.

O guia também pode ser consultado online, no site www.copa2014.sp.gov.br]www.copa2014.sp.gov.br].

“Os atrativos do nosso estado foram organizados de forma prática, ilustrativa e, acima de tudo, convidativa ao leitor”, completa Carolina Fontes, coordenadora do projeto.

São Paulo é o estado brasileiro que mais recebe turistas são cerca de 50 milhões por ano, 13 milhões deles somente na capital. No entanto, há ainda muito espaço para crescimento do número de visitantes a lazer e consequente geração de empregos e renda neste setor.

O secretário de Turismo do Estado, Cláudio Valverde, lembra que só o fato de São Paulo receber 15 seleções em seus centros de treinamento é uma prova da infraestrutura que o estado oferece.

“Agora, com este belíssimo roteiro, em três idiomas, vamos aproveitar a Copa do Mundo e incentivar ainda mais o turismo e a atividade econômica, como estamos fazendo com programas como o Roda SP, Turismo do Saber, Festival Gastronômico Sabor SP, Melhor Viagem SP e o Caminha SP, entre outras ações de incentivo a eventos”, diz.

Entre os 55 roteiros estão: uma visita à histórica Santos, na Baixada Santista, em um dia; dois dias de requinte em um passeio gastronômico em Campos do Jordão e Santo Antônio do Pinhal, na Serra da Mantiqueira; e três dias de aventura nas cachoeiras e praias preservadas de Ilhabela e São Sebastião, no litoral norte paulista.

Além dos passeios sugeridos, o guia traz informações sobre acomodação, alimentação, como chegar ao destino e serviços úteis aos estrangeiros, com orientações sobre a moeda, como fazer ligações telefônicas e contatos de consulados.

Um capítulo especial é dedicado a grandes craques paulistas de futebol, do passado e do presente, que revelam suas lembranças e preferências de viagem pelo estado.

Visite: www.revistaecotour.com.br

Fonte: Comitê Paulista

  
  

Publicado por em