Seminário Descubra o Brasil em Londres supera expectativas

Cerca de 80 pessoas, entre operadores de turismo ingleses, imprensa e companhias aéreas, participaram no dia 23, do seminário Descubra o Brasil em Londres (Inglaterra), realizado no Melia White House Hotel. Trata-se do primeiro de oito encontros já

  
  

Cerca de 80 pessoas, entre operadores de turismo ingleses, imprensa e companhias aéreas, participaram no dia 23, do seminário Descubra o Brasil em Londres (Inglaterra), realizado no Melia White House Hotel.

Trata-se do primeiro de oito encontros já agendados pela EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo) com profissionais estrangeiros do setor para promoção e apoio à comercialização dos produtos, serviços e destinos brasileiros no exterior.

`É um novo formato de evento promocional, mais profissional, que procura capacitar a promocao de forma interativa e descontraída`, contou Jeanine Pires, diretora de Turismo de Negócios e Eventos da EMBRATUR, logo após o encontro.

Além da executiva responsável pelo Escritório Brasileiro de Turismo (EBT) em Londres, Silvana Nascimento, também estiveram presentes o conselheiro da embaixada do Brasil em Londres, Eduardo Barbosa, o assessor da presidência da Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuário), Eduardo Ballarin, e o gerente de Vendas da Varig em Londres, Paulo Rodrigues.

Versão reformulada dos workshops que vinham sendo realizados, o encontro teve uma rodada de negócios entre operadores brasileiros e ingleses e apresentação do Brasil, abordando sua diversidade cultural e sua infra-estrutura para o turismo. Eles puderam conhecer mais sobre os onze produtos identificados pela EMBRATUR para comercialização internacional: Ecoturismo, Aventura, Golfe, Pesca Esportiva, Mergulho, Sol & Mar, Resorts, Negócios & Eventos, Incentivo, Cidades Patrimônio e Festas & Eventos.

`Essa divisão por segmentos foi muito importante`, avaliou Jay Monji, diretora da Cee Jay, operadora que já trabalha com o Brasil. Participaram operadores brasileiros que trabalham o mercado internacional.

`O mercado aqui está muito receptivo ao Brasil. A demanda por informações e materiais promocionais do país é enorme`, conta Silvana, lembrando que nesta época do ano as operadoras estão finalizando suas brochuras de venda.

Em funcionamento na capital inglesa desde junho, esta é a segunda grande ação do EBT. A primeira ocorreu no último mês, em que nove operadores ingleses especializados no produto Incentivo conheceram Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Manaus (MA), dentro do projeto Caravana Brasil.

`Dando continuidade a esse trabalho, a maioria deles esteve aqui hoje`, registra.

No encontro, a Infraero ficou responsável por informar sobre a nova politica de apoio a charter e movimento de cargas. O objetivo é aumentar o número de vôos fretados para o Brasil e impulsionar, assim, o turismo e também as exportações. A idéia é utilizar os porões dessas aeronaves para exportar produtos de baixo valor agregado, sobretudo do Nordeste.

Também foi realizado um jogo de perguntas e respostas sobre o Brasil, em que os operadores que acertassem, ganhavam um brinde. Ao final, alguns participantes saíram do encontro levando a camisa número 9 da seleção brasileira, a do jogador Ronaldo. Outros ganharam DVDs ou pins.

Até o final deste ano, serão realizados encontros na Europa, Estados Unidos e América do Sul. Os EBTs estão convidando agentes de viagens, operadores de turismo, imprensa especializada, representantes do governo e formadores de opinião de cada mercado.

Unidades avançadas da EMBRATUR de promoção do destino Brasil no exterior, já são seis os EBTs em funcionamento: Lisboa (Portugal), Paris (França), Londres (Reino Unido), Frankfurt (Alemanha), Milão (Itália) e Nova York (Estados Unidos).

Até o final do ano será inaugurado também um escritório em Madri (Espanha). Há ainda um EBT para a América Latina, com sede na EMBRATUR, em Brasília. Os seminários de venda contam com parceria da Infraero, Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), Bito (Operadoras Brasileiras de Receptivo Internacional), Varig, Tam, Tap e Air France.

Fonte: Assessoria de Comunicação da EMBRATUR

  
  

Publicado por em

Selma Souza

Selma Souza

14/01/2009 19:59:32
Conheci a Jay Monji quando morei em Londres. Gostaria de ter o e.mail dela para contato. Fiz estágio na Agência de Turismo que ela trabalhava em 1999.

Selma